É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o limite de gastos para as campanhas de prefeito e vereador em cada um dos 5.569 municípios do País.
No Recife, os partidos poderão gastar até R$ 9.776.138,29 na campanha de prefeito em primeiro turno. Em um segundo turno, o valor máximo permitido é de R$ 3.910.455,32. A candidatura de vereador, por sua vez, poderá receber até R$ 1.313.263,10.
Além da capital, outras cinco cidades aparecem com possibilidade de ter segundo turno por concentrarem mais de 200 mil eleitores. São eles: Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Petrolina.
Veja o limite de gastos nas cidades com possibilidade de segundo turno:
Os valores variam de acordo com cada município e correspondem aos praticados nas eleições municipais de 2016, atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho de 2016 até junho de 2024.
Confira o limite de gastos permitidos para as campanhas eleitorais da sua cidade na publicação da edição extra nº 121, do Diário da Justiça Eletrônico.
Estudante do 8° período de Jornalismo no Centro Universitário Mauricio de Nassau. Atualmente, escrevo sobre Política no Sistema Jornal do Commercio, antes era de Carreiras no LeiaJá.