Durante culto em Jaboatão, Bolsonaro cita indiretamente decisão do TCU sobre presentes de luxo: 'caiu por terra'
Sem mencionar diretamente o Tribunal de Contas da União, ex-presidente falou que 'mais uma coisa terrível caiu contra ele por terra'
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) iniciou o segundo dia de compromissos em Pernambuco em um culto evangélico no em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O ex-mandatário chegou ao estado na última quarta-feira (7) e cumpre agendas em solo pernambucano até o próximo sábado (10).
Hospedado em um hotel em Boa Viagem, Bolsonaro tomou café da manhã com o pré-candidato à prefeitura do Recife, Gilson Machado Neto (PL), e com o deputado federal Coronel Meira (PL), e seguiu para a Igreja do Evangelho Quadrangular, no bairro de Piedade, em Jaboatão.
O ex-presidente chegou ao local por volta das 8h e assistiu à pregação do Pastor Sérgio Santos.
No altar, Bolsonaro fez uma menção indireta à decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), proferida ontem, de que Lula não precisa devolver um relógio de luxo recebido em 2005, no seu primeiro mandato na presidência. A decisão abre espaço para Bolsonaro usar o mesmo critério no caso das joias sauditas.
"Não vou entrar em detalhes. Ontem, mais uma coisa terrível que estava acontecendo comigo caiu por terra", disse Bolsonaro, sem se alongar no assunto. Ele prosseguiu falando sobre outras acusações apontadas contra ele.
"Há pouco tempo, sofri seis anos sendo acusado no caso Marielle Franco, que foi resolvido. A primeira dama [Michelle Bolsonaro] sofria sendo acusada por um ano de ter desviado 281 móveis do [Palácio da] Alvorada, que foram encontrados no próprio Alvorada. Ou seja, graças a Deus... As acusações pesam sobre a nossa família, sobre quem está do meu lado também, mas nós vamos acontecendo", falou o ex-presidente.
Leia também: Bolsonaro usará decisão do TCU para pedir arquivamento de inquérito das joias
Em outro momento, Bolsonaro buscou afastar a pecha de que não gosta do Nordeste, amplificada na última semana após ele declarar que esta seria a "pior região do país". Ele agradeceu a recepção dos pernambucanos afirmando que tem uma filha "com sangue de cabra da peste", se referindo à caçula Laura Bolsonaro, que é neta de um cearense, pai de Michelle.
Também estavam no culto o presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, os deputados estaduais Joel da Harpa e Renato Antunes, os vereadores do Recife Fred Ferreira e Alcides Cardoso, além do próprio Gilson Machado.
Do lado de fora do templo, militantes vestindo verde e amarelo não se preocuparam com a chuva que caía no local e permaneceram aguardando o ex-presidente, que deixou o imóvel por uma saída alternativa, na parte de trás do edifício.
Após o culto, a comitiva seguiu para o Agreste de Pernambuco, onde Bolsonaro cumpre agendas com apoiadores nos municípios de Gravatá e Caruaru — nesta última, ele participará uma carreata pelas ruas da cidade. Confira o roteiro completo abaixo.
8 de agosto (Quinta-feira)
7h30: Visita à Igreja Quadrangular de Piedade;
10h55: Visitas na cidade de Gravatá;
16h20: Carreata em Caruaru com saída da Casa da Direita, na Rua Visconde de Inhaúma;
17h30: Carreata pelas ruas de Caruaru;
18h15: Encontro da Direita Caruaru — Maria José Recepções 2;
20h: Jantar com lideranças políticas do Agreste e Sertão.
9 de agosto (Sexta-feira)
09h: Vitória de Santo Antão;
10h45: Carpina — Posto Carvel BR408;
12h30: Itambé — Evento no Trio — Rua Januário Filizola;
16h30: Visita na cidade de Camaragibe;
20h: Jantar com Empresários em Recife.
10 de agosto (Sábado)
10h30: Carreata — Concentração em frente à Padaria Boa Viagem;
11h: Evento no Clube Português do Recife.