Gilson Machado presente durante carreata de Bolsonaro no Recife, neste sábado (10)

Candidato à Prefeitura do Recife pelo PL cumprimentou apoiadores, na manhã deste sábado (10), na Avenida Boa Viagem. Ele não estava em carro aberto

Publicado em 10/08/2024 às 11:16 | Atualizado em 10/08/2024 às 13:24

O ex-presidente Jair Bolsonaro participou de carreata pelas ruas do Recife, em carro aberto, na manhã deste sábado (10), ao lado de apoiadores. 

Sob gritos de "mito", Bolsonaro seguiu em direção ao Clube Português, na área central do Recife, onde participa de um evento fechado, finalizando agenda em Pernambuco. Dezenas de motoqueiros também participaram do percurso, que durou cerca de uma hora. 

GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM
Ex-presidente Jair Bolsonaro participa de carreata no Recife neste sábado (10) - GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM

Na mira da Justiça Eleitoral, o candidato à Prefeitura do Recife pelo PL, Gilson Machado, marcou presença na Avenida Boa Viagem, mas não saiu no carro aberto com o ex-presidente. A pé, ele apenas cumprimentou apoiadores e, posteriormente, seguiu em veículo fechado para o evento do Clube Português. 

Ao lado de Bolsonaro, estavam os deputados estaduais Renato Antunes e Alberto Feitosa e o deputado federal Coronel Meira. 

JUSTIÇA ELEITORAL

Nessa sexta-feira (9), o juiz eleitoral Marcone José Fraga do Nascimento recomendou a Gilson Machado e ao Partido Liberal que não realizassem a carreata, sob pena de aplicação de multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

A defesa de Gilson argumentou que o evento é de responsabilidade da equipe do ex-presidente, acrescentando que o candidato à Prefeitura do Recife não iria infringir a lei eleitoral.

A decisão da Justiça Eleitoral foi resultado do pedido de Representação por Propaganda Irregular Eleitoral, solicitado na última quinta-feira pelo Ministério Público Eleitoral, que havia pedido o impedimento da carreata de Gilson e Bolsonaro pelo Recife.

De acordo com a legislação, atos de campanha são permitidos apenas a partir do dia 15 de agosto.

EVENTO NO CLUBE PORTUGUÊS

O evento com apoiadores do ex-presidente teve início com o Hino Nacional. Em seguida, Bolsonaro pediu um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente aéreo em Vinhedo, São Paulo, ocorrido na sexta-feira (9). 

"Sessenta e dois irmãos nossos se foram nesse acidente aéreo. Então queria em homenagem, em solidariedade, um minuto de silêncio para esses brasileiros que nos deixaram no dia de ontem", declarou o ex-presidente. 

No discurso aos apoiadores, Bolsonaro falou sobre as eleições em 2026. "Ou a gente tira o PT do Nordeste, ou a gente vai continuar sofrendo", disse. 

Também declarou que voltará ao Recife durante a campanha deste ano e que tem "um amigo que nos momentos mais difíceis, pela função que ocupava, sempre esteve ao meu lado. Vocês sabem quem é esse cabra da peste", enquanto apoiadores gritavam o nome de Gilson Machado. 

O evento chegou ao fim por volta das 12h30, sem discurso do candidato à Prefeitura do Recife pelo PL. 

Tags

Autor