Eleições 2024: Saiba onde e como justificar o voto no pleito municipal
Dezenas de eleitores vão às urnas no dia 6 de outubro para escolher seus candidatos; se não comparecer no dia da votação veja como justificar
Dezenas de eleitores vão às urnas no dia 6 de outubro para escolher os prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros pelos próximos quatro anos. Mas parte desse público, por motivos variados, não comparecem no dia da votação e precisarão justificar sua ausência.
Justificativa em dia de eleição
Para o eleitor que precisa se ausentar do seu domicílio eleitoral no dia e horário de votação, poderá justificar a ausência tanto pelo aplicativo do e-Título quanto pelo Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE).
Passo a Passo e-Título
- Acessar aba "mais opções"
- Em seguida, "justificar ausência"
O recurso só estará disponível das 8h às 17h, horário da votação.
Passo a Passo RJE
- Baixar formulário em PDF
- O documento deve ser preenchido e apresentado com um documento oficial com foto, nas mesas receptoras de voto ou de justificativas instaladas nos locais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais.
Os eleitores que estiverem fora do país e precisem justificar o seu voto, podem fazê-lo através do e-Título, da mesma forma explicada acima, ou nas mesas receptoras de votos no exterior que funcionem com urna eletrônica.
Justificativa pós eleição
Para os eleitores que não comparecerem à votação e não justificarem à ausência no dia, terão 60 dias após o turno que faltou para justificar o voto.
Possibilidades
- App e-Título + anexo que comprove o motivo da ausência
- Requerimento de justificativa eleitoral
Aqueles que possuírem título no Brasil e não estiverem no país, podem proceder da mesma maneira, com a diferença que, além dos 60 dias após o turno faltado, o eleitor pode apresentar a justificativa em até 30 dias após a data do retorno ao Brasil.
Para as eleições de 2024, os prazos para a apresentação da justificativa são: até 5 de dezembro de 2024, para ausentes no primeiro turno, e até 7 de janeiro de 2025, para ausentes no segundo turno, se houver.
ELEIÇÕES: tudo o que você precisa saber antes de votar