Avião presidencial de Lula pousa no México após cinco horas no ar
A aeronave apresentou problemas técnicos e precisou retornar ao país de origem do voo. Depois de cinco horas sem poder pousar, o avião aterrisou
Nesta terça-feira (1º), o avião presidencial que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva precisou realizar um pouso de segurança após um problema técnico.
A aeronave, um Airbus A329CJ, decolou do Aeroporto Internacional da Cidade do México, onde o presidente cumpriu agenda oficial durante dois dias, mas teve que retornar após cerca de cinco horas no ar. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que todos os procedimentos de segurança foram adotados e o pouso ocorreu sem maiores complicações.
Problema técnico exige retorno da aeronave
De acordo com a FAB, o avião apresentou um problema técnico logo após a decolagem. Embora o incidente não tenha sido detalhado, a aeronave precisou permanecer no ar por aproximadamente cinco horas para que o combustível fosse despejado de forma controlada, permitindo um pouso mais seguro.
Durante esse tempo, o avião voou em círculos a uma altitude média de 3,8 mil metros, conforme informações da plataforma FlightAware.
Pouso seguro
O pouso ocorreu às 22h16 no Aeroporto Internacional Felipe Angeles, localizado a uma hora da Cidade do México.
Os procedimentos de segurança foram seguidos de acordo com os protocolos estabelecidos pela FAB, e a operação foi considerada bem-sucedida. Não foram divulgados detalhes sobre o problema técnico que afetou a aeronave, e os nomes dos integrantes da comitiva que acompanhavam o presidente também não foram informados.
Após o incidente, a FAB informou que Lula e sua equipe embarcarão em outra aeronave para retornar a Brasília na quarta-feira (2).
A agenda oficial do presidente no México incluiu, entre outros compromissos, a posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum. Lula esteve no país por dois dias, cumprindo compromissos diplomáticos e reforçando os laços entre as duas nações.