Vereador eleito mais bem votado no Recife, Romerinho Jatobá, diz que 'a Câmara foi protagonista' e não descarta futuro no Executivo

Em entrevista na Super Manhã da Rádio Jornal, o vereador mais bem votado, Romerinho Jatobá (20.264 votos), fala sobre suas perspectivas para o futuro

Publicado em 24/10/2024 às 18:24 | Atualizado em 24/10/2024 às 18:57

Na Super Manhã, da Rádio Jornal, os dois vereadores mais votados no Grande Recife foram entrevistados nesta quinta-feira (24). Romerinho Jatobá (PSB), que obteve 20.264 votos, ficando em primeiro lugar, e Gilson Machado Filho (PL) na sua sequência com 16.095 votos.

Romerinho, atual presidente da Câmara Municipal, tem 38 anos e foi eleito para seu 4º mandato na Casa de José Mariano, que, na nova legislatura, contará com 37 cadeiras. Antes de ingressar na política, atuou como secretário especial de Juventude e Emprego de Pernambuco e presidente da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur).

Com os votos recebidos, Jatobá alcança a terceira colocação como vereador mais bem votado da história do Recife, superando sua posição de 2020, quando obteve 11.500 votos e conquistou seu terceiro mandato como o quinto mais votado na cidade.

Política local

Eleito pela primeira vez em 2012, o vereador comentou sobre o resultado das eleições de 2024: “um orgulho muito grande pelo reconhecimento do trabalho realizado, mas também sabendo da responsabilidade que nos acompanha”. Ele destacou a visibilidade que a presidência da Câmara trouxe ao seu trabalho e mencionou a conquista de dobrar a quantidade de seus votos.

Ao ser questionado sobre uma possível candidatura ao Executivo nas próximas eleições, especialmente considerando que João Campos não poderá mais se reeleger como prefeito, ele respondeu que seu foco está nas realizações para a cidade e que “claro que meu nome está à disposição, sempre tive grupo, tive lado na política e a gente vai no momento certo fazer as discussões necessárias”.

Ainda enfatizou que “a câmara não foi em momento algum seguiu a reboque do que vinha sendo feito pelo executivo, a câmara foi protagonista”, destacando que, em sua gestão, a Câmara direcionou parte de seu duodécimo para investimentos em obras na cidade.

Perspectivas futuras

Romerinho, que se candidatou à reeleição na Câmara, afirmou que planeja cumprir o mandato integralmente, mas não descartou uma possível candidatura a deputado estadual. Contudo, garantiu estar focado em seu atual papel e salientou: “o nosso trabalho já começou e que nós temos grande responsabilidade com o eleitor”.

O cientista político Alex Ribeiro analisou que, nos últimos anos, presidentes da Câmara não têm recebido votações tão expressivas e, em alguns casos, nem conseguem a reeleição. No caso de Romerinho, ele destacou a exceção, com sua reeleição e aumento significativo de votos.

Considerações finais

Durante suas considerações finais, destacou que seu foco é no compromisso com os eleitores e a continuidade de seu trabalho na Câmara Municipal: "o eleitor pode esperar a continuidade de muito trabalho, de muita responsabilidade, da gente poder defender os interesses da nossa cidade".

Ele também expressou gratidão pela "votação histórica" que recebeu, afirmando que o reconhecimento dos recifenses, inclusive daqueles que não votaram nele, serve como "o combustível que a gente precisa" para seguir em sua atuação parlamentar.

ELEIÇÕES: tudo o que você precisa saber antes de votar

Tags

Autor