Quaest: Haddad é favorito para sucessão de Lula e venceria Bolsonaro, Tarcísio e Marçal
Pesquisa divulgada nesta quinta (12) mostrou que ministro da Fazenda venceria todos os adversários em cenários de segundo turno na eleição 2026
Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (12) mostrou que o ministro da Fazenda Fernando Haddad é o favorito a candidato à presidência da República em 2026, numa possível ausência de Lula (PT).
Haddad somou 27% da preferência entre os eleitores entrevistados.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) apareceu em segundo lugar, com 17%. O atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), ficou em terceiro, com 14%.
Também foram lembrados o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (4%), o ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa (2%) e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (2%).
33% dos participantes não souberam ou não responderam. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e foi realizado entre os dias 4 e 9 de dezembro.
A pesquisa Quaest foi realizada em 120 municípios brasileiros e entrevistou presencialmente 8.598 eleitores com 16 anos de idade ou mais. A margem de erro é de 1 ponto percentual e o nível de confiança é de 95%.
Haddad venceria todos os adversários
A pesquisa Quaest indicou que Lula venceria todos os adversários em 2026, mas também levantou que o ministro Fernando Haddad também sairia vitorioso contra os candidatos da direita em cenários de segundo turno.
A disputa mais acirrada ficou entre Haddad e Bolsonaro, com sete pontos percentuais de diferença entre eles. A maior vantagem do ministro se deu contra Ronaldo Caiado, com 26%. Veja os números:
Haddad x Bolsonaro
- Fernando Haddad: 42%
- Jair Bolsonaro: 35%
- Indecisos: 5%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 17%
Haddad x Tarcísio
- Fernando Haddad: 44%
- Tarcísio de Freitas: 25%
- Indecisos: 7%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 24%
Haddad x Marçal
- Fernando Haddad: 42%
- Pablo Marçal: 28%
- Indecisos: 6%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 23%
Haddad x Caiado
- Fernando Haddad: 45%
- Ronaldo Caiado: 19%
- Indecisos: 7%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 28%