Quaest: Lula venceria Bolsonaro, Tarcísio, Marçal e Caiado nas eleições 2026
Pesquisa divulgada nesta quinta (12) mostra que petista venceria todos os adversários, embora maioria avalie que ele não deveria tentar a reeleição
Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (12) mostra que o presidente Lula (PT) venceria todos os adversários nas eleições 2026, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), o coach Pablo Marçal (PRTB) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e foi realizado entre os dias 4 e 9 de dezembro, antes da internação do petista.
A disputa mais acirrada mostrada na pesquisa seria contra Jair Bolsonaro. Lula ficou com 51% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente somou 35%.
Já a maior vantagem do petista apareceu contra Ronaldo Caiado, em que Lula teve 54% e o governador de Goiás, 20%.
A pesquisa Quaest foi realizada em 120 municípios brasileiros e entrevistou presencialmente 8.598 eleitores com 16 anos de idade ou mais. A margem de erro é de 1 ponto percentual e o nível de confiança é de 95%. Veja os números:
Lula x Jair Bolsonaro
- Lula: 51%
- Jair Bolsonaro: 35%
- Indecisos: 3%
- Nulo/Branco/Não vai votar: 11%
Lula x Tarcísio de Freitas
- Lula: 52%
- Tarcísio de Freitas: 26%
- Indecisos: 5%
- Nulo/Branco: 17%
Lula x Pablo Marçal
- Lula: 52%
- Pablo Marçal: 27%
- Indecisos: 4%
- Nulo/Branco: 17%
Lula x Ronaldo Caiado
- Lula: 54%
- Ronaldo Caiado: 20%
- Indecisos: 5%
- Nulo/Branco: 21%
Haddad na sucessão de Lula
A maioria dos entrevistados (84%) informou que não se arrependeu do voto na eleição de 2022. Por outro lado, mais da metade (52%) do eleitorado avaliou que Lula não deveria se candidatar à reeleição em 2026.
Questionados sobre quem deveria ser o candidato da situação ao governo federal numa possível ausência de Lula, o favorito foi o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com 27%.
Ciro Gomes (PDT) apareceu na sequência, com 17% e o atual vice-presidente Geraldo Alckmin logo depois, com 14%.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), também foi lembrado, com 4%. O ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, somaram 2% cada.
Haddad venceria todos os adversários
A pesquisa também considerou uma eleição em segundo turno entre Haddad e os mesmos adversários da direta. Em todos os cenários, o ministro da Fazenda seria o vencedor.
Haddad venceria Bolsonaro por 42% a 35%.
A vantagem do petista aumentaria contra Tarcísio de Freitas, ficando em 44% contra 25%. Contra Caiado, a distância seria ainda maior: Haddad teria 45% contra 19%.
Michelle favorita no lugar de Bolsonaro
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro apareceu como a candidata mais forte para disputar a presidência da República contra Lula em 2026, num cenário sem Jair Messias. O ex-presidente, vale lembrar, está inelegível.
Michelle ficou com 21% da preferência.
Em segundo lugar apareceu Pablo Marçal, com 18%, seguido de perto por Tarcísio de Freitas, que somou 17%.
Também foram citados Simone Tebet (10%), Ratinho Junior (7%), Romeu Zema (4%) e Ronaldo Caiado (3%).