Procon

Procon Recife inicia na próxima segunda-feira (20) audiência de conciliação por videoconferência

A mediação terá conciliador, consumidor e fornecedor simultaneamente

Jorge Nunes
Jorge Nunes
Publicado em 17/07/2020 às 15:25
Notícia
MARCOS SANTOS/USP IMAGENS
.Procon realizará conciliações por videoconferência - FOTO: MARCOS SANTOS/USP IMAGENS
Leitura:

Na próxima segunda-feira (20), o Procon Recife começa a realizar audiências de conciliação usando a tecnologia da vídeoconferência. A conferência contará com mediador, consumidor e fornecedor em tempo real. A transmissão será transformada em arquivo digital, e em seguida a mesma vai ser anexada ao processo como uma peça de conciliação. Dessa forma o Procon Recife consegue dar continuidade aos processos, sem a necessidade do consumidor se deslocar à uma unidade física da entidade.

Mais de 400 audiências foram adiadas, com o intuito de minimizar o contágio do novo coronavírus. O órgão está entrando em contato com os consumidores para reagendar as audiências no formato virtual e dar continuidade aos processos.

Segundo a presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim, a videoconferência será uma ferramenta extremamente importante. “Neste período da pandemia irá se tornar cada vez mais comum. A audiência on-line vai evitar deslocamentos, contaminações, reduzir custos e proporcionar maior segurança à saúde de todos que participam do processo”, ressalta.

Outro beneficiado com essa inovação é o consumidor turista, pois mesmo que ele volte para a cidade onde é residente, caso tenha registrado uma reclamação no Procon Recife, ele poderá acompanhar o processo de onde estiver. Segundo a presidente, a audiência virtual significa também um enorme ganho para o meio ambiente, já que reduz em grande escala o consumo de papel.  No ano passado, foram realizadas 3.292 audiências presenciais de conciliação, grande parte com solução satisfatória para os consumidores.

Para esclarecer dúvidas, abrir reclamações ou registrar denúncias basta contatar o Procon por meio do email: procon@recife.pe.gov.br, ou através das redes sociais @proconrecife no instagran e Procon Recife no facebook. Pode abrir reclamação virtual o consumidor que residir em Recife ou ser turista em trânsito.

O jornalismo profissional precisa do seu suporte.

Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias