UNINASSAU consolida liderança com inovação
Instituição levou todas as atividades para o modelo remoto na pandemia, sem prejuízo ao calendário acadêmico e mantendo a qualidade de ensino
Quanto foi fundada em 2003, ao mesmo tempo que o grupo Ser Educacional, a UNINASSAU (Centro Universitário Maurício de Nassau) oferecia apenas cinco cursos e contava com pouco mais de 500 estudantes. Fruto do sonho do empreendedor Janguiê Diniz, a Instituição teve crescimento exponencial ao longo desses 18 anos de história e, atualmente, oferta mais de 1.500 opções de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.
A pandemia da Covid-19 trouxe um grande desafio ao Grupo: realizar a migração do ensino presencial em sua totalidade para o remoto em um curto espaço de tempo. Em apenas cinco dias, todas as atividades presenciais das instituições para o modelo remoto foram transferidas, sem prejuízo ao calendário acadêmico dos alunos e mantendo qualidade de ensino e aprendizado.
“Hoje, ofertamos o melhor EAD do Brasil e somos premiados internacionalmente com projetos relacionados ao ensino à distância”, ressalta o diretor-presidente do Ser Educacional, Jânyo Diniz. Ele reforça: “Após isso, o desafio tornou-se incentivar e apoiar os professores a criar aulas diversificadas, capazes de manter os estudantes atentos e interessados.
Segundo ele, no pós-pandemia, há uma tendência de crescimento no ensino à distância em todo o setor de educação. Por isso, a UNINASSAU já tem novos projetos em processo de implantação. “Inovar é uma continuidade. A pandemia nos trouxe muitos aprendizados nesse sentido. Nossa equipe está ainda mais focada nisso e buscando criar e implantar novos projetos que tragam destaque e ampliem as possibilidades de ensino e aprendizagem aos nossos estudantes”, explica o diretor-presidente.
O Ubíqua é um desses projetos e foi criado com o propósito de sintetizar as reconfigurações e outras formas de ensino que a educação tem apresentado atualmente. O novo formato educacional pressupõe aulas híbridas (presenciais e remotas) para cursos que demandam atividades práticas contínuas, como nas áreas de engenharias e saúde, e exclusivamente digitais quando os conteúdos permitirem.
Juntamente com o Ubíqua, vêm outras 10 propostas que estão sendo testadas e implantadas: o Ensino Híbrido, o Projeto Sponsor, o Navega, o Ser + Empreendedor, o PhD Compartilha, o Notável Mestre, o Singular Tech School, o Acelera Enade, o Ser Experience e o OAB Digital. “Tudo pensando em novas e melhores possibilidades e em uma grande revolução na área acadêmica e profissional dos estudantes do Ser Educacional”.
CONSOLIDAÇÃO DA MARCA
Durante o ano de 2020, as campanhas publicitárias seguiram normalmente. No entanto, o Grupo investiu mais em ações de responsabilidade social para auxiliar as pessoas em situação vulnerável. Jânyo Diniz conta que “foram milhares de equipamentos doados aos hospitais, alimentos, produtos de higiene. Tudo sempre contando com o apoio dos nossos colaboradores e estudantes”.
Mesmo com os desafios na modernização dos processos educacionais, o Grupo não pretende deixar de lado outros projetos importantes. “Podemos dizer que continuaremos investindo em esportes, responsabilidade social, infraestrutura e corpo acadêmico. Somos gratos a tudo o que temos construído no Recife e nas outras cidades nas quais estamos presentes. Continuaremos trabalhando para trazer novos cursos, firmando parcerias para proporcionar mais oportunidades aos nossos estudantes e tudo que possa contribuir com o desenvolvimento do Recife e região.
Na Região Metropolitana do Recife, o Grupo mantém campus em Boa Viagem, Caxangá, Cabo de Santo Agostinho, Graças, Olinda e Paulista. Além da UNINASSAU, o Ser Educacional também é mantenedor das marcas Uninabuco, Univeritas, UNG, Unama, Uninorte, Unifacimed, Unifasb, Unesc e Unijuazeiro. O Grupo possui mais de 60 campis em funcionamento no Brasil, atendendo cerca de 300 mil alunos, nas modalidades presencial e EAD.
“Antes de qualquer investimento nas marcas que fazem parte do Ser Educacional, realizamos pesquisas com os estudantes, com o público-alvo e, posteriormente, avaliamos os resultados. Acredito que a consolidação das marcas é o resultado de um trabalho multidisciplinar. Por exemplo, buscamos equipamentos novos para os laboratórios e investimos na experiência prática dos estudantes com auxílio de recursos tecnológicos”, explica.
O empreendedorismo é outra área que merece atenção especial. “Nos preocupamos diretamente com o número de estudantes que estão no mercado de trabalho, seja como empreendedores ou contratados. Nossos cursos têm disciplinas voltadas para empreendedorismo, tudo para proporcionar aos estudantes as melhores experiências. A consolidação é a junção de diversas estratégias de mercado que visam satisfazer o cliente”, conclui o diretor-presidente.