HOPE alia tecnologia ao diagnóstico e tratamento dos olhos
O HOPE foi o mais lembrado no JC Recall de Marcas na categoria Hospital e Clínica de Olhos
A oftalmologia é uma das especialidades médicas que acompanham os pacientes durante toda a vida, desde o nascimento até a velhice. E, por esse motivo, são muitos os desafios enfrentados pela área neste momento de transformações do comportamento social. E entre as principais questões discutidas entre profissionais da especialidade, uma tem ligação com a mudança de rotina imposta pelo isolamento: os crescentes casos de miopia em crianças e adolescentes devido ao uso frequente de telas (celulares, computadores e tablets), que se intensificou durante a pandemia. Outra preocupação são as doenças oculares na população idosa, que passou a viver mais.
O Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), há vários anos vencedor da categoria Hospital e Clínica de Olhos do JC Recall de Marcas, vem trabalhando em soluções para esses problemas, pautando-se na tecnologia e no pioneirismo. “Sabemos que muitos pacientes deixaram de fazer tratamentos e exames no período mais crítico da pandemia da Covid-19. Por isso, desenvolvemos protocolos para termos condições de atender os casos mais urgentes e criamos canais para recuperar o tempo perdido de quem podia esperar um pouco mais”, explica o médico e um dos sócios do grupo, Ronald Cavalcanti.
Uma das estratégias adotadas pela marca foi a criação do Alô HOPE!, canal de teleconsultas em que os pacientes recebem orientações médicas em chamada de vídeo. Se necessário, recebem receita de medicação, solicitação de exames complementares e atestado médico por e-mail. Além disso, os profissionais da saúde têm acesso ao prontuário do paciente de maneira digital, o que garante que o acompanhamento do caso possa ser realizado de qualquer local, até mesmo de casa. Mudanças que já vinham sendo pensadas pelo HOPE e que foram implantadas rapidamente.
“O HOPE é o único hospital de olhos de Pernambuco acreditado com excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Isso quer dizer que atingimos a excelência em nossos processos de gestão e segurança do paciente. Isso significa mais segurança clínica na realização dos exames e cirurgias, além de maior qualidade do atendimento nas consultas. Essa certificação nos dá autonomia para criar soluções, gerando mais segurança e comodidade para as pessoas”, esclarece o diretor clínico Vasco Bravo Filho. Ainda de acordo com ele, o próximo passo será obter a Certificação Internacional Qmentum, validada pelo Canadá, focada na integralidade no cuidado ao paciente.
Todas as melhorias efetuadas pelo HOPE têm o mesmo propósito: humanização no cuidado com as pessoas. “Temos um constante aprimoramento de gestão, tanto do paciente quanto do colaborador. Não dá para atender bem sem estar bem, por isso investimos em bons ambientes de trabalho, treinamentos e capacitações – ressaltando o valor de cada profissional. Acreditamos que uma boa administração deve focar na excelência em todos os segmentos”, ressalta Ronald Cavalcanti.
PLATAFORMA NACIONAL
Junto com o Hospital de Olhos de Brasília (CBV), Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC) e recentemente o Hospital de Olhos Santa Luzia, o HOPE faz parte de uma plataforma nacional de oftalmologia que vem sendo desenvolvida há um ano e meio.
“Queremos inovar com responsabilidade. Nessa plataforma, será possível compartilhar informações e experiências que vão contribuir para avanço das pesquisas e tratamentos dos pacientes. Isso garante a rapidez na recuperação e também um futuro melhor a visão das pessoas, assegurando a qualidade de vida”, finaliza Ronald. A plataforma já conta com novos projetos em fase avançada e espera anunciar em breve investimentos no setor.