O foco na alta qualidade em serviços e atendimento foi o principal elemento responsável por conferir à Italiana não apenas um, mas dois primeiros lugares na lista das empresas mais lembradas neste JC Recall de Marcas 2023.
Tanto a Fiat Italiana como a Jeep Italiana cravaram a liderança nos seus respectivos segmentos, graças à total atenção oferecida ao cliente, à qualificação dos profissionais e à dedicação às causas socioambientais.
Pesou, ainda, o fato de a empresa representar duas das marcas mais sólidas no mercado de automóveis. “Isso faz toda diferença. Acreditamos que o sucesso dessas marcas esteja relacionado à conexão que elas geraram com seus clientes, ao identificarem suas necessidades e criarem produtos capazes de atender a essas demandas”, observa Matheus Mendonça, diretor da Italiana. Ele se diz otimista quanto ao futuro exatamente por causa da boa relação mantida com as marcas que a empresa representa.
De fato, os números recentes revelam que a Fiat mantém a liderança do mercado nacional, inclusive com o carro mais vendido no Brasil pelo segundo ano consecutivo, a Fiat Strada. A marca também cresceu exponencialmente no mercado de SUVs, com o lançamento do Fastback e do Pulse, e ampliou sua presença no segmento de utilitários com o retorno da Fiat Ducato.
A Jeep, por sua vez, segue líder no segmento de SUVs com três produtos extremamente desejados: o Renegade, o Compass e o Commander. Também tem avançado no segmento de híbridos plug-in, com o Compass 4xe, e em breve reforçará sua força com a chegada do Grand Cherokee 4xe.
Juntas, as marcas detêm quatro dos dez veículos mais vendidos no Brasil. Além da liderança da Strada, o Fiat Mobi ficou com o quinto lugar, o Argo na nona colocação e o Jeep Compass como décimo carro mais vendido. “É um orgulho para mim, como pernambucano, saber que a fábrica mais moderna da Jeep no mundo fica no nosso Estado. Acredito que isso gera uma identificação fortíssima dos pernambucanos com a marca, e é um orgulho também para a Italiana representar essa marca, cujos produtos são os mais tecnológicos do segmento no mercado nacional”, acrescenta Matheus Mendonça.
A Italiana é comandada pelo presidente Marcony Mendonça e pelos diretores Matheus e Felipe Mendonça, à frente de um time formado por cerca de 350 colaboradores extremamente competentes e comprometidos com a marca.
Um trabalho que tem rendido à empresa sucessivos prêmios. Entre eles, 13 reconhecimentos da Great Place to Work, consultoria global que atua em 109 países, certificando organizações que baseiam seus resultados em uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Além da excelência na qualidade de serviços e atendimento – reconhecida por diversos prêmios nacionais e internacionais – a Italiana não descuida das boas práticas de responsabilidade socioambiental, com ações que vão desde a distribuição mensal de cestas básicas a comunidades carentes do seu entorno à doação de uma casa ao conselho de mães de Sítio Grande, onde é oferecido reforço escolar para as crianças. Na mesma comunidade, a empresa construiu uma paróquia em terreno doado pela Igreja Católica.
Na área da responsabilidade ambiental, a Italiana tem promovido iniciativas como a coleta da água de chuvas nas suas lojas, reduzindo o desperdício, e o descarte seletivo do lixo produzido, estimulando a reciclagem. Além disso, a empresa mantém uma reserva de 40 hectares de Mata Atlântica no município de São Benedito do Sul (PE), em parceria com a Fundação Virgo Mater, visando a preservação dos ecossistemas do bioma. Outra parceria foi firmada com o Rotaract Recife para apoiar a ONG Recapibaribe na luta pela preservação do Rio Capibaribe.