Mudar vidas por meio da educação profissional. Essa tem sido a missão primordial que move o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) desde a sua criação, há mais de 70 anos, e que é cumprida com dedicação e competência. Que o diga o Senac Pernambuco, cuja marca se tornou referência na formação de pessoas devido à excelência do trabalho, sempre atento às mudanças e acompanhando a evolução e as novas demandas do mercado.
No estado, somente em 2022 foram feitas cerca de 43 mil matrículas em diversas áreas do ensino na instituição. Dessas, mais de 15 mil oferecidas gratuitamente à população de baixa renda, por meio do Programa Senac de Gratuidade, seguindo à risca a determinação de oferecer oportunidades para mudar a vida de pernambucanos e pernambucanas.
“O Senac aposta na capacidade de dialogar, entender as necessidades e participar das dinâmicas dos sistemas produtivos como ponto principal da nossa estratégia, sempre de mãos dadas com o que há de mais moderno e o que é tendência na educação. Nossos cursos estão sempre sendo adequados às necessidades econômicas, com foco no local e no regional, da formação inicial à pós-graduação”, explica o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto.
Ocupando a terceira posição na categoria “Curso Profissionalizante”, com cerca de mil colaboradores, o Senac está presente em todas as regiões do estado, com unidades em Recife, Paulista, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Serra Talhada.
Em todos os centros, são oferecidos cursos originalmente voltados para os segmentos do comércio de bens, serviços e turismo, desde a formação inicial e continuada, ensino à distância, educação profissional técnica de nível médio, nível superior até a pós-graduação, além de promover workshops, congressos e palestras.
A área de tecnologia também tem recebido investimentos significativos, visando atender ao crescimento de oportunidades do mercado de trabalho no segmento de TI. Este ano, a instituição inaugurou uma nova unidade educacional, embarcada no Porto Digital, parceiro importante desde 2020.
O objetivo principal é oferecer qualificação profissional para suprir as demandas dos setores impactados pela automação e transformação digital no atual contexto do mundo do trabalho, além de contribuir para a prospecção de novos negócios com instituições parceiras que possam ser incubadoras de projetos.
O Senac investe também em uma nova unidade em Serra Talhada, com inauguração prevista para o final de 2023, cujo foco será o desenvolvimento sustentável, com práticas de economia verde, responsabilidade social e governança.
Neste mesmo quesito, está inaugurando duas usinas de energia solar, em Caruaru e Petrolina, cujas placas fotovoltaicas têm capacidade de gerar mais de 524 kwh mensais, suficientes para alimentar 40% das unidades do Senac no estado sem a emissão de poluentes e gases de efeito estufa.
“Estamos olhando para o futuro e fomentando ainda mais ações de impacto social, econômico e sustentável. Ao longo dos anos, o Senac vem desenvolvendo iniciativas que reforçam nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirma Peixoto, lembrando ainda a parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para o lançamento do programa Prints-Carb.
Por meio dele, as unidades do Senac poderão identificar, mensurar e categorizar as origens de geração de carbono e promover ações de compensação ambiental. A preocupação com a excelência do ensino oferecido também é acompanhada de forma atenta e permanente.
No final de 2022 foi divulgada nova rodada da pesquisa de Avaliação Nacional da Qualidade Percebida dos Cursos do Senac (QP), que verifica, por meio da percepção dos próprios alunos, a qualidade dos cursos ofertados pela instituição, tendo como um dos principais resultados o Indicador de Qualidade Percebida (IQP).
O Senac Pernambuco alcançou índices superiores à média nacional em todos os quesitos, como recursos didáticos, qualidade de conteúdo, entre outros. O corpo docente no estado atingiu a nota 9,12, superando a média nacional de 8,97.
A didática dos professores também foi melhor avaliada em Pernambuco, obtendo um índice de 8,99, ante os 8,88 da média nacional. “O Senac Pernambuco é reconhecido pela excelência em educação, tanto dos professores quanto dos alunos.
Isso se deve, acima de tudo, ao fortalecimento do diálogo que mantemos com os setores produtivos e ao constante aprimoramento do nosso portfólio, buscando formar cada vez mais profissionais com qualidade, em consonância com as demandas exigidas pelo mercado de trabalho”, conclui o presidente da instituição.