JC RECALL DE MARCAS 2023

JC Recall de Marcas: pesquisa fortalece relação entre as empresas e os consumidores em Pernambuco

Conheça a importância do prêmio JC Recall de Marcas para as empresas e saiba por que ele é referência no mercado há 25 anos

Caio Ponciano
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Caio Ponciano
Publicado em 25/05/2023 às 6:00
GUGA MATOS/ JC IMAGEM
JC Recall de Marcas avalia a lembrança e a preferência dos consumidores em relação às marcas que atuam no estado - FOTO: GUGA MATOS/ JC IMAGEM

Investir em uma estratégia de marca eficiente e consistente é fundamental para que as empresas se destaquem em um mercado competitivo e conquistem um lugar na mente do consumidor. Adaptar essa estratégia às mudanças do comportamento do consumidor e do mercado é essencial para manter a marca relevante e atrativa.

No entanto, construir uma marca forte é um processo contínuo e desafiador, que exige dedicação, criatividade e um profundo entendimento do público. Para isso, é importante saber que os benefícios da construção de uma marca reconhecida pelo público consumidor vão além da fidelização e conquista de novos clientes, podendo incluir até reconhecimentos importantes no mercado, trazendo ainda mais visibilidade e prestígio para a empresa.

Considerando a importância dessa relação entre as empresas e os consumidores de Pernambuco, o centenário Jornal do Commercio (JC) iniciou em 1998 uma das mais prestigiadas pesquisas de mercado do estado: JC Recall de Marcas.

Com o objetivo de avaliar a lembrança e a preferência dos consumidores em relação às marcas que atuam no estado, a premiação é aguardada com grande expectativa pelos envolvidos.

Com 25 anos de história, o JC Recall se consolidou como uma referência para o mercado pernambucano ao longo dos anos, sendo uma ferramenta importante para o desenvolvimento das empresas que atuam no estado, fazendo com que conheçam melhor e atendam as expectativas dos consumidores.

O JC Recall de Marcas permite que as empresas avaliem seus posicionamentos em relação aos concorrentes e identifiquem oportunidades. Além disso, a divulgação dos resultados pelo JC contribui para o fortalecimento das marcas e seu destaque no mercado, gerando ainda mais visibilidade e credibilidade junto aos consumidores
Andréa Pontual, gerente de Marketing do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação

PESQUISA 2023

A pesquisa, que identificou as marcas que traçaram boas estratégias de posicionamento e desenvolveram ações eficazes de aproximação com o consumidor, foi realizada pelo instituto Cenário Inteligência, uma empresa de estratégias que utiliza metodologias adequadas para construir o sucesso de gestores públicos, políticos, empresários e instituições.

De acordo com o cientista político, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fundador da Cenário Inteligência, Adriano Oliveira, o resultado alcançado pelo levantamento para o JC Recall de Marcas 2023 é expressivo.

Tião Siqueira/JC Imagem

Adriano Oliveira, fundador da Cenário Inteligência - Tião Siqueira/JC Imagem

"A pesquisa representa claramente os sentimentos dos consumidores, aquela marca está ali porque o consumidor tem aquele sentimento de marca mais lembrada, e nós podemos dizer que a marca mais lembrada é também uma marca admirada e respeitada”, afirma.

Neste ano, o ranking conta com 68 categorias, que vão desde alimentos e bebidas até tecnologia e serviços. Segundo o instituto, para chegar às empresas mais lembradas pelos pernambucanos, foram entrevistadas mais de 500 pessoas das cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

“A pesquisa é uma grande contribuição para o mercado publicitário, para o mercado consumidor e para as próprias empresas”, acrescenta Adriano.

No Ranking Geral desta 25ª edição, as três marcas que tiveram maior porcentagem na memória dos entrevistados foram, respectivamente, Pitú (na categoria “Aguardente”), Vitarella (na categoria “Macarrão”) e Coca-Cola (na categoria “Refrigerante”).

COMUNICAÇÃO E MODERNIZAÇÃO

A importância do tempo de atuação e da comunicação contínua e consistente para o sucesso das marcas no mercado foi um ponto destacado pela gerente de Marketing do SJCC.

“As empresas mais lembradas pelos pernambucanos são aquelas que compreendem a relevância desses fatores. Por isso, o trabalho dos profissionais de comunicação é fundamental nesse processo, pois é por meio do mapeamento de comportamentos e antecipação de tendências que é possível conectar as marcas com seus públicos e desenvolver produtos e serviços mais adequados às suas necessidades”, ressalta Andréa Pontual.

A revista digital do JC Recall de Marcas acompanhou a modernização das marcas mais lembradas pelos pernambucanos e está ainda mais completa. Desde a edição de 2021, a revista está totalmente presente no universo digital, com recursos dinâmicos e interativos e responsividade própria do formato.

Ao navegar pelas páginas, é possível conhecer as histórias de sucesso das marcas que se destacaram nesta edição, além dos produtos e serviços oferecidos por elas.

Também complementam a revista o que essas empresas fazem para se destacar no mercado, conquistar a confiança do consumidor e se tornar referência em suas áreas de atuação.

JORNAL DO COMMERCIO: 104 ANOS DE HISTÓRIA

Gabriel Ferreira/ JC Imagem

Redação do Jornal do Commercio, que hoje é 100% digital e gratuito, com uma presença forte nas redes sociais. - Gabriel Ferreira/ JC Imagem

Com sua primeira edição publicada em 3 de abril de 1919, o Jornal do Commercio era conhecido, inicialmente, por suas reportagens investigativas e suas críticas ao poder público, tendo um papel importante na luta pela liberdade de imprensa durante a ditadura militar.

Com o tempo, o JC expandiu sua cobertura, passando a abranger também temas culturais, esportivos e internacionais.

Uma das maiores mudanças pelas quais o JC passou foi a adoção da tecnologia digital, que transformou a forma como o jornal é produzido e distribuído. Hoje, o JC é 100% digital e gratuito, mantendo uma presença forte nas redes sociais.

Mas engana-se quem pensa que essa mudança aconteceu da noite para o dia. Tudo foi feito de forma gradativa e, segundo Laurindo Ferreira, diretor de Redação do Jornal do Commercio, foi exatamente esse o motivo que fez a tecnologia digital ser implementada de forma segura no JC.

A forma de produzir conteúdo estava mudando porque as pessoas estavam mudando a forma de consumir conteúdo. Para a redação, era vital entender que a pauta não é mais só nossa, mas do leitor. Isso é uma grande revolução para os jornalistas, geralmente acostumados a serem os donos da pauta. Estamos também muito mais expostos a críticas, sugestões, confrontos de ideias, exatamente porque o modelo digital, com o advento das redes sociais, principalmente, criou esse ambiente de interação, muitas vezes até de tensão
Laurindo Ferreira, Diretor de Redação do Jornal do Commercio

Acervo/JC Imagem

Laurindo Ferreira, diretor de Redação do Jornal do Commercio - Acervo/JC Imagem

“Não é mais só sobre o jornal de amanhã. É hoje, agora. Claro, credibilidade e responsabilidade com a informação são compromissos inegociáveis. É por isso que continuamos relevantes. É por isso que temos uma audiência crescente e atenta aos nossos conteúdos. É por isso que o JC é e ficou ainda muito maior do que era quando ainda era um produto impresso”, analisa Laurindo Ferreira, diretor de Redação do Jornal do Commercio.

O JC é reconhecido, atualmente, por sua cobertura jornalística abrangente, ágil e de qualidade, contando com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos com a ética e a liberdade de imprensa. O jornal segue sendo uma referência para a imprensa pernambucana e brasileira, mantendo seu papel de informar e formar opinião.

Citação

O JC Recall de Marcas permite que as empresas avaliem seus posicionamentos em relação aos concorrentes e identifiquem oportunidades. Além disso, a divulgação dos resultados pelo JC contribui para o fortalecimento das mar

Andréa Pontual, gerente de Marketing do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
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A forma de produzir conteúdo estava mudando porque as pessoas estavam mudando a forma de consumir conteúdo. Para a redação, era vital entender que a pauta não é mais só nossa, mas do leitor. Isso é u

Laurindo Ferreira, Diretor de Redação do Jornal do Commercio

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