Ça Va estreia novo cardápio em março

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 13/02/2012 às 17:33
FRUTOS DO MAR | Camarão envolto em parma sobre purê ao curry. Fotos: Gustavo Belarmino
FRUTOS DO MAR | Camarão envolto em parma sobre purê ao curry. Fotos: Gustavo Belarmino

O post de hoje é, por enquanto, apenas para dar água na boca. Isto porque as fotos que vêm na sequência foram tiradas durante uma degustação em primeiríssima mão para o Social1 dos novos pratos do restaurante Ça Va, em Boa Viagem. A gente antecipa os detalhes que só vão entrar em cartaz na primeira semana de março, pouco antes do Restaurant Week. Como foi uma experimentação, uma ou outra coisa pode mudar - mas precisar, não precisa.

 

O novo cardápio do Ça Va pode ser considerado uma nova etapa, que traz um pouco mais da personalidade da chef Carla Chakrian, que vem mexendo no cardápio aos pouquinhos. Desta vez, na maior releitura que a casa já passou desde a sua inauguração há dois anos, permanece a fórmula inicial, na qual o cliente escolhe a carne e pode montar com os acompanhamentos desejados. O destaque agora vai para os frutos do mar, em maior oferta, inclusive com a lagosta, e ingredientes mais sofisticados, como o alho negro.

Três entradas merecem referência. O camarão envolto em parma, sobre purê de batatas ao curry. Ele vem frito e forneado e depois recebe um toque de bifum por cima, para fazer o efeito crocante.  Outra pedida para compartilhar é o lombo de cordeiro em cubinhos, que vem envolto em massa folhada sequinha, recheada com cream cheese e geleia de menta. A terceira entradinha surge como um desafio para o Ça Va: oferecer uma opção à base de pato. Foi aí que a chef propôs um pato desfiado, que vem numa cestinha de massa folhada. No recheio, queijo Prima Donna e um toque de geleia de damasco. Ah, já adiantamos também que essa entradinha será uma das opções durante o Restaurant Week, que começa no dia 12 de março.

Na parte dos principais, a rainha dos mares. Preparada da forma mais simples possível, até para não perder o sabor e a consistência, a lagosta vem temperada com manteiga de limão e ervas, deixando o gostinho do fruto do mar bem cítrico. A sugestão para acompanhar o prato é o bom e velho risoto de Prima Donna. Na parte das carnes, ganha papel principal o cordeiro na manteiga de ervas. A carne, super macia, vem com um molho de especiarias, no qual a chef faz uma suave composição de pimentas branca, do reino e rosa. Ela conta que, antes de usar, deixa a pimenta no açúcar até perder o ardor, para só então ser adicionada ao prato, como perfume.

Para finalizar o processo, a bela mousse de chocolate branco com morango e toque de calda de maracujá. E que venham as águas de março...

Últimas notícias