Receita especial para a ceia natalina

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 13/12/2013 às 16:48
(Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem)
(Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem)

Está chegando o final de ano, e com ele a tradição do Natal. Um momento de confraternização, de unir a família e amigos para celebrar em volta de uma bonita mesa. E, para aqueles que ainda não têm ideia do que preparar para a ceia de natal, o Social1 traz algumas dicas de renomados chefs sobre o que preparar para a ceia de natal. A primeira dica é o Nhoque com molho de gorgonzola e farofa de castanhas com damascos, da chef Karyna Maranhão. Confira:

(Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem) Dica especial de Karyna Maranhão: Nhoque com molho de gorgonzola e farofa de castanhas com damascos (Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem)

Ingredientes

Noque:

750 g de batata

1 xícara de farinha de trigo

Sal a gosto

Farinha de trigo (para polvilhar)

Molho:

100 g de queijo gorgonzola

20 g de cebola em cubos

Um fio de azeite

Pimenta a gosto

150 ml de creme de leite fresco

Farofa:

100 g de castanhas

10 g de manteiga sem sal

50 g de damascos

Pimenta a gosto

Uma colher de conhaque

Como fazer: numa panela, ferva 3 litros de água e junte as batatas inteiras e com a casca para cozinhar por 25 minutos ou até ficarem macias. Em seguida, escorra e esprema a batata, tempere com sal e transfira para uma superfície polvilhada com farinha de trigo. Junte a farinha aos poucos, amassando sempre, até obter uma massa que não se grude nas mãos. Se necessário, junte mais farinha. Com a massa, faça rolinhos com 2 cm de diâmetro e, com uma faca, corte-os em pedaços de 2 cm, e coloque-os em uma assadeira polvilhada com farinha. Enquanto isso, numa panela grande, ferva 4 litros de água. Junte o nhoque aos poucos e cozinhe até subirem à superfície. Retire com uma escumadeira e vá colocando em uma travessa. Em seguida, cubra com molho de gorgonzola.

Molho de gorgonzola

Para preparar o molho de gorgonzola basta apenas refogar a cebola no azeite até murchar, adicionar o creme de leite, o queijo e a pimenta.

Farofa de Catanhas com Damascos

Modo de preparo: Corte os damascos em cubos pequenos e flambe no conhaque. Em seguida adicione manteiga e torre as castanhas. Para finalizar, dê um toque especial com a pimenta.

Últimas notícias