UOL - O melhor conteúdo

A importância de malhar com a roupa adequada

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 18/06/2014 às 10:07
Fotos: divulgação/Prata da Casa
Fotos: divulgação/Prata da Casa

Atenção antes de se vestir para ir à academia. A roupa deve privilegiar o conforto e favorecer os movimentos dos exercícios. Uma blusa de algodão em um dia quente, por exemplo, pode causar irritação. O tênis errado em uma aula de aeróbica pode resultar em torção no tornozelo e correr com um sutiã "meia boca" pode desencadear uma infinidade de problemas. Por isso, a preferência é por peças funcionais, materiais específicos para a prática esportiva e tamanhos adequados para o corpo de quem vai se exercitar.

Fotos: divulgação/Prata da Casa Fotos: divulgação/Prata da Casa

O primeiro passo é investir em um par de tênis correto de acordo com o formato da planta do pé. As meias também podem se tornar vilãs, porque o algodão fica úmido e pode causar bolhas, então, é muito importante usar as antitranspirantes. O mesmo serve para as roupas. As mulheres devem dar atenção ao sutiã usado na hora de praticar exercícios. Segundo um estudo da Universidade de Portsmouth, usar sutiã comum durante a corrida reduziu o "sobe e desce" dos seios em 40%, enquanto o sutiã esportivo adequado causou uma redução de 78%. Essa movimentação não é apenas dolorosa, mas também deixa os seios flácidos, o que só pode ser corrigido com cirurgia.

Fotos: divulgação/Prata da Casa

Ter apenas a roupa certa, entretanto, ainda não é o suficiente. "É preciso usar e tirar a roupa suada o mais rápido possível e lavá-la adequadamente para evitar que o odor se acumule e cause fungos. Os tênis devem ser trocados, pelo menos, a cada um ano. Já os tops, meias e calças de ginástica devem ser substituídos quando começarem a perder a forma", explica André Albuquerque, especialista em moda fitness e empresária à frente da Prata da Casa.

Últimas notícias