
João Ubaldo Ribeiro faleceu na madrugada desta sexta-feira (18), aos 73 anos, vítima de uma embolia pulmonar, em sua casa no Leblon, no Rio de Janeiro. O escritor, jornalista e roteirista baiano consagrou seu nome com obras de renome internacional como Sargento Getúlio (1971), Viva o Povo Brasileiro (1984) e A Casa dos Budas Ditosos (1999). Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1993, Ubaldo ganhou o Prêmio Camões, em 2008, maior premiação para autores da língua portuguesa. Escrevia de uma forma singular, sempre inserindo a ironia e questões sociais em seus trabalhos.
João Ubaldo Ribeiro nasceu em Itaparica, na Bahia. Foto: Bruno Veiga
Obras marcantes de João Ubaldo Ribeiro. Fotos: reprodução
Ubaldo Ribeiro deixa quatro filhos, um deles é o ator e comediante Bento Ribeiro, fruto de um relação com a psicanalista Berenice Batella. Bento ainda não se pronunciou sobre o falecimento, mas amigos e fãs do escritor já deixaram recados de saudade e homenagens.
"A obra deixada por João Ubaldo Ribeiro nos auxilia, neste momento, a superar a dor pela sua perda. Imortal das academias de letras do Brasil e da Bahia, irônico e bem-humorado, soube como poucos desvendar as entranhas da epopeia brasileira. Sua crítica social muitas vezes incomodava, porém também apontava caminhos. Ubaldo é leitura essencial para quem quiser contribuir para a construção de uma sociedade melhor. Minhas condolências aos familiares e amigos", afirmou o governador da Bahia, Jaques Wagner, em comunicado oficial.
"Acordei com a notícia da 'partida' de mais um amigo querido. Estou triste, João Ubaldo Ribeiro partiu nesta madrugada... Millôr deve estar esperando por ele e a nós resta a dor, a lembrança e a a saudade #luto", escreveu a cantora Fafá de Belém, no Twitter.
O ator Júlio Rocha também comentou nas redes sociais. "João Ubaldo Ribeiro vai fazer muita falta, deixa um legado brilhante!", disse. "João Ubaldo Ribeiro era um mestre da irreverência, um grande escritor. Conquistou seu lugar na história. Descanse em paz", foi o recado do escritor Gabriel Chalita, no Twitter.