ANESTÉSICOS

Muito cuidado com os anestésicos na hora de se tatuar

Procurando livrar-se da dor provocada pelo processo de tatuar o corpo, muitos optam pelo uso de anestésicos, mas é preciso ter cuidado com os possíveis efeitos colaterais

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Martins

Publicado em 26/07/2014 às 9:26 | Atualizado em 15/08/2023 às 13:25
X

Tatuagem: sonho de uns, desejo de outros, rejeição de tantos. O que é incontestável nesta questão de gostos e preferências, é que, pouco ou muito, o ato de tatuar o corpo está associado à sua parcela de dor.

Procurando livrar-se desta consequência, muitos optam pelo uso de anestésicos tópicos ou locais durante o processo. Mas, além de resultados inesperados no desenho, eles podem trazer problemas como tontura, paradas respiratórias e até infarto. Os sintomas podem se manifestar até horas após seu uso.

Os anestésicos locais, como qualquer droga, possuem uma dose tóxica, ou seja, uma além da qual os efeitos adversos são mais pronunciados. Respeitar esta dose tóxica e saber lidar com os efeitos colaterais de uma administração incorreta são essenciais no manuseio de qualquer fármaco.

"O uso inadequado, então, pode levar a complicações cardíacas e neurológicas que podem culminar com até mesmo com a morte", explica o anestesiologista Jayme Marques Neto, da diretoria da Coonapest estadual.

As complicações neurológicas se apresentam, em um primeiro estágio, com manifestações que vão de tontura, zumbido, gosto metálico na boca até coma e parada respiratória.

As complicações cardiovasculares vêm logo em seguida manifestando-se como parada cardíaca de difícil reversão.

"Vale lembrar que dependendo do local de administração e do volume de droga usada, os efeitos colaterais dos anestésicos locais podem se apresentar horas após seu uso", afirma.

Algumas apresentações de anestésicos locais trazem consigo drogas associadas para potencializar seus efeitos como a epinefrina, um potente vasoconstritor, que produz aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos.

LEIA TAMBÉM: Neymar faz tatuagem em homenagem aos 100 anos do Santos

A injeção inadvertida na corrente sanguínea pode precipitar complicações independentes dos efeitos dos anestésicos locais relatados acima.

Os pacientes de risco são principalmente idosos, pessoas com pressão alta mal controlada, pacientes portadores de doenças vasculares e cardiopatas de maneira geral.

Pessoas saudáveis e sem histórico de doenças, entretanto, também podem sofrer os efeitos de uma administração errônea de epinefrina na corrente sanguínea.

No caso dos anestésicos tópicos, sabe-se que podem também alterar a cor da tinta e a aplicação em áreas que sofreram abrasão pode predispor a absorção da droga e levar aos efeitos colaterais descritos e levar, ainda, à palidez seguida de vermelhidão da pele.

O creme mais utilizado é uma mistura de dois anestésicos em iguais proporções (lidocaína e prilocaína), para pequenos procedimentos como punções venosas ou arteriais, inserção de agulhas ou retirada de pêlos. Tem início de ação cerca de uma hora após sua aplicação com pico máximo de ação em duas a três horas
Jayme Marques Neto

A efetividade de seu uso pode depender da área em que foi aplicado o creme sendo os locais de pele mais grossa as regiões de mais difícil penetração da droga para promover seu efeito.

A abrangência de sua ação é restrita à área aplicada até aproximadamente 5-8mm de profundidade e sua duração pode se prolongar por até sessenta minutos após a remoção.

Pexels
Braço tatuado - Pexels

Citação

O creme mais utilizado é uma mistura de dois anestésicos em iguais proporções (lidocaína e prilocaína), para pequenos procedimentos como punções venosas ou arteriais, inserção de agulha

Jayme Marques Neto

Tags

Autor