Couve: a queridinha do detox

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 18/01/2015 às 11:16
couve FOTO:

Início de ano é a melhor época de fazer detox. É quando estamos todos focados em mudar os hábitos. Um dos elementos hors concours em todas as listas é a couve-folha. Segundo a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia, a couve é rica em cálcio, ferro, vitamina C (antioxidante), vitaminas do Complexo B (facilitam o metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas) e auxilia, na eliminação de toxinas pelo organismo. Se você tem dificuldade em utilizar a couve, ela além de fazer parte do suco, pode ser usada em saladas, sopas e como acompanhamento crua ou refogada. "Ao comprar, observe se possui manchas escuras ou amarelas, sem sinais de folhas murchas e se os talos estão firmes", avisa. 

couve

Uma das formais mais usadas é na sopa e na salada crua, mas, desde o ano passado, o suco verde vem conquistando paladares. Veja algumas dicas, fornecidas pela nutricionista.

Suco verde

- O suco pode ser preparado tanto na centrífuga quanto no liquidificador, mas o ideal é que seja consumido logo em seguida, para aproveitar ao máximo os benefícios dos seus ingredientes.
- Coar não é a melhor opção...experimente tomar o suco de forma integral, pois assim aproveitamos melhor as vitaminas, minerais e as fibras, dando ainda maior saciedade!
- Para você que não consegue beber o suco sem coar, acrescente ao final uma colher de sopa do que fica na peneira (bagaço)! Aos poucos, vá aumentando a quantidade do bagaço até conseguir tomar de forma integral.
- Para quem não tem muito tempo, fazer o gelinho de couve é super bacana: 1 maço de couve + folhas de hortelã + gengibre a gosto + água suficiente para bater. Bater no liquidificador e dispor em forminhas de gelo.
- Suco verde não deve ser adoçado, se você tem o paladar mais pro doce, dê preferência à frutas como abacaxi e melão e utilize água de coco para bater.

Últimas notícias