UOL - O melhor conteúdo

Tons de madeira: como combinar?

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 14/03/2015 às 13:49
madeira1 FOTO:

Charmosa e elegante, a madeira é um dos materiais prediletos quando o assunto é decoração. Com resistência incontestável e beleza singular, ela tem lugar garantido nas residências, onde cumpre com perfeição seu papel em pisos, portas, janelas e, principalmente, em móveis. Uma das grandes vantagens da madeira é a grande variedade de cores existentes ainda em seu estado natural. Além de cada espécie de árvore ter características próprias que conferem tonalidades diferentes para cada tipo de madeira, existem também os mais diversos tipos de acabamento, como a laca.

Com tantas opções de tonalidades e acabamentos, uma mais linda que a outra, sempre surge a dúvida de qual escolher. Confira algumas dicas para não errar na combinação.

Fotos: Reprodução/Internet Fotos: Reprodução/Internet

De olho no piso

O piso de madeira é uma das coisas que influenciam na escolha das tonalidades da madeira dos móveis. Para Ana Cristina Moura e Lucianna Pimentel, da Ornare, o ideal é usar tons contrastantes. “Se o piso é claro, por exemplo, trabalhe com branco ou madeiras com um tom acima. Se o piso for escuro, use com móveis claros. Trabalhar com tons parecidos não fica uma boa composição”, explicam.

madeira1

Combinar as portas

Diferente dos móveis, que devem contrastar com o piso, as portas devem ser escolhidas no mesmo tom. “De preferência, que sejam da mesma madeira do piso”, sugerem Celsinho e Romero Ribeiro, da Villa Naro. Outra possibilidade é usar portas brancas, que produzem um resultado muito bacana.

madeira5

Na prática

A mistura de cores é possível, mas cada caso deve ser analisado com cuidado para evitar exageros. “Em uma sala com vários móveis rústicos ou de demolição, provavelmente não teremos os mesmos tons de madeira, mas a combinação acontecerá devido à proposta da composição. A variedade de cores seria até elegante”, explicam Izabel Farias e Rosa Menezes, da Villa Pietra. “Em um ambiente contemporâneo, porém, não aconselhamos uma variedade de tonalidades de madeira, mas sim uma harmonia da madeira em um único tom com uma bela laca”.

Últimas notícias