UOL - O melhor conteúdo

Ovo e frango: vítimas do terrorismo nutricional

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 28/07/2015 às 8:06
Ovo cozido FOTO:

socialFitness barra

Quem nunca ouviu falar que a carne de frango e o ovo de galinha são ricos em hormônio e colesterol, respectivamente, e, por isso, fazem mal à saúde? O que muita gente não sabe é que esses alimentos, na verdade, possuem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco e outros.

Ovo cozido

Conversamos com o nutricionista esportivo Silvano Brito e o presidente da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), Edival Veras, para tirarmos algumas dúvidas. Em pesquisas recentes do Departamento de Agricultura do Estados Unidos, órgão responsável pelas diretrizes nutricionais do povo americano e com impacto no mundo todo, o ovo está liberado.

O nutricionista Silvano Brito disse que sempre indica o peito de frango grelhado e o ovo nas dietas dos pacientes praticantes de musculação. "A carne branca é isenta de gordura e é uma proteína mais pura que a vermelha. Sobre o ovo, não existe colesterol, mas é rico em calorias. Para quem visa ganho de massa magra, o ideal é comer mais ele inteiro. Já para quem quer perder gordura, eu indico o uso da clara, mas também priorizo a gema por ser rica em nutrientes", disse.

Peito de frango grelhado

De acordo com o presidente da Avipe, Pernambuco é o maior produtor de carne de frango e ovo de galinha do Nordeste. Já o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking, com os Estados Unidos em segundo. Sobre o uso de hormônio, Edival Veras disse que existe uma lei, no Brasil, que veta a prática desde 2004, mas, ainda assim, nunca se usou a substância. "Temos que deixar claro que o frango de hoje é muito maior do que o de 30 anos atrás. Mas é excluída a possibilidade do uso de hormônio. A avicultura brasileira vem investindo em melhoramento genético e vitaminas para que o frango chegue saudável na mesa do consumidor", informou.

Informações nutricionais importantes:

Ovo de galinha inteiro - Calorias (valor energético): 67,05 kcal;

Carboidratos: 0,55 g; Proteínas: 5,63 g.

Peito de frango médio, sem pele grelhado

Calorias (valor energético): 159 kcal; Carboidratos: 0 g; Proteínas: 32 g.

Últimas notícias