UOL - O melhor conteúdo

A importância de usar a meia correta na hora do exercício

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 27/10/2015 às 9:51
PDC 18 FOTO:

socialFitness barra

Quem pratica alguma atividade física, seja no parque ou na academia, já deve ter notado uma quantidade considerável de pessoas treinando com meias até o joelho. São as chamadas meias de compressão. Inicialmente usadas por gestantes e pessoas com doenças venosas crônicas, esses acessórios passaram a ser bastante utilizados por atletas, amadores ou profissionais, dividindo opiniões no meio médico. Alguns acreditam que as meias ajudam em uma recuperação muscular mais rápida, além de melhorar a circulação sanguínea.

PDC 18

Porém, segundo a ciência, no caso dos corredores, as meias perdem a funcionalidade, uma vez que durante a corrida, ou qualquer exercício aeróbico, o coração trabalha mais rápido e consequentemente bombeia melhor o sangue. Enquanto a polêmica persiste, uma coisa é certa: “Para quem for correr, é melhor usar a meia de compressão que as famosas polainas, uma vez que, por serem feitas de algodão, elas vão reter o suor, fazendo com que o atleta carregue peso extra”, explica Andrea Albuquerque, da marca fitness Pratadacasa. O ideal é deixar esse tipo de meia para exercícios de musculação que exigem proteção e amortecimento nos joelhos e panturrilhas.

Outra opção, além das meias, são as roupas com alta compressão. Elas oferecem o mesmo benefício de melhorar a circulação sanguínea durante o exercício, mas em outras partes do corpo. Atualmente há bermudas, camisetas, leggings, tops, macacões e muitas outras peças disponíveis no mercado. “Porém, é importante saber qual peça é adequada pra cada tipo de treino. Na dúvida, peça ajuda a especialistas”, adverte Andréa.

Últimas notícias