
Uma nova tendência está tomando conta dos fios de muitas pessoas ao redor do mundo. Trata-se dos cabelos coloridos. A moda, influenciada pelo movimento "Seapunk" de 2012, traz madeixas de tons como rosa pink, azul-turquesa, verde, roxo e muito mais. Famosas como Katy Perry, Kesha, Kaley Cuoco, Nicole Richie e Iggy Azalea pintaram os seus fios - e claro que todo mundo quis copiar.
O problema é que, para colocar qualquer tipo de tinta, os cabelos precisam passar por um processo trabalhoso e perigoso, caso não seja feito da maneira apropriada. Para ajudar quem pretende pintar ou quem já tem as madeixas coloridas e deseja preservar e fortalecê-las, o Social1 conversou com o cabeleireiro Ed Silva, que comanda o Unique Coiffeur.
Katy Perry e Kesha
Caio Casagrande, de 20 anos, tinha um cabelo castanho e decidiu mudar para um rosa claro. Ele conheceu a tendência no Rio de Janeiro e disse que lá a moda é uma verdadeira febre. Foi ao salão para renovar a cor e mudar - dessa vez para um rosa pink. Já Camila Marino, de 23 anos, prefere um cabelo que mescla azul e verde. Ela descolore o cabelo desde o ano passado e queria hidratar os fios.
Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem
Ed Silva explicou que, ao descolorir o cabelo, a melanina, parte responsável pela cor do cabelo, é removida. Essa estrutura funciona como o corpo das madeixas e, para preservar os ossos e a pele dos fios, é preciso um cuidado diferenciado: "70% do cabelo é melanina, então veja porque essa parte é tão importante para o fio", acrescentou. Um dos erros que o cabeleireiro aponta está no ato de descolorir. Isso porque algumas pessoas descolorem tanto o cabelo que mexem não só na melanina, mas também outras partes, e por isso muitos cabelos ficam cortados, maltratados, secos e elásticos.
Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem
Cuidados com cabelos já coloridos:
Fazer um pré xampu sempre que for molhar o cabelo;
Evitar tomar banho com água quente: o PH dela é altíssimo e desequilibra o cabelo;
Após pintar, é indicado usar, durante os primeiros dias, apenas creme;
Usar xampu e condicionador para cabelos coloridos. Esses produtos estão mais preparados para preservar a estrutura dos fios;
Hidratar as madeixas uma vez por semana. Você pode fazer em casa mesmo, não tem problema;
Se você quer preservar a cor, o indicado é evitar o cloro (piscina), a água salgada (mar) e o sol;
Ed também indica lavar os fios duas, três vezes por semana. Para ele, a água daqui prejudica muitos os fios devido à grande quantidade de produtos químicos presentes nela.
Cabelo de Camila Marino antes da hidratação. Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem
Erros comuns:
O principal erro está na descoloração. É preciso usar um pó descolorante e água oxigenada de boa qualidade - essa última deve ser medida da maneira correta tomando como base a cor que você pretende usar e o seu tipo de cabelo. Uma pessoa quer um cabelo vermelho e coloca uma água oxigenada de 40 volumes, terá um cabelo tão claro que dificilmente sustentará a nova cor. Funciona como um vidro: toda vez que bota vai dar uma transparência;
As pessoas também comentem falhas ao tentar trazer o cabelo para a cor natural. O cabeleireiro explica que a cor do cabelo é feita de azul, vermelho e amarelo e na hora de descolorindo os fios, a primeira cor que deve aparecer é o vermelho, depois o amarelo, passando por outros tons até chegar no branco. Para voltar ao que era antes, o processo é o mesmo. Primeiro você precisa fazer um pigmento vermelho ( caso o cabelo esteja colorido), com um tonalizante vermelho e após colocar a cor natural voltará. Caso as madeixas estejam brancas, indica-se utilizar o pigmento amarelo e o vermelho;
O problema é que as pessoas tendem mudar de rosa para castanho direto e o resultado não é igual ao esperado. A mistura das duas cores forma que outro tom? o roxo, então o fio ficará dessa cor.
O depois de Caio. Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem
O depois de Camila. Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem
Dicas:
Usar um leave-in que possua protetor solar para manter a cor dos fios;
Dormir com Óleo de coco para hidratar ;
Quem quiser remover um pouco da cor, pode misturar o shampoo com o bicarbonato de sódio. Assim a cor ficará menos aberta;
Repor a cor de 15 em 15 dias;
Só colocar o condicionador com o cabelo úmido. Muitas pessoas colocam com os fios molhados. O cabeleireiro ensina que o correto é pegar uma toalha, tirar um pouco da água e passar o produto.
Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem