ÁLCOOL

Cerveja também é bebida de frio

O Dia Internacional da Cerveja é comemorado nesta sexta-feira (6)

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Martins

Publicado em 06/08/2021 às 8:51 | Atualizado em 06/08/2021 às 8:52
Notícia
X

Dias frios. Com esse tempo mais gelado que está fazendo, não há como não pensar em uma bebida para aquecer. Vinho, uísque, conhaque. As bebidas quentes sempre vem à cabeça quando o assunto é dar aquela esquentadinha. No entanto, para quem não abre mão da cerveja, a época também é propícia para degustar alguns sabores artesanais, basta saber escolher bem o estilo. “A diferença vem na escolha do estilo. Para os dias mais frios, as cervejas recomendadas são as que possuem teor alcoólico mais elevado, pois elas promovem a sensação de aquecimento”, afirma o mestre cervejeiro da Debron Bier, Luciano Fialho.

LEIA TAMBÉM: Réveillon: saiba quais são as festas já anunciadas no Recife

Cerveja é sinônimo de frescor, dias quentes, praia. Disso todo mundo sabe. Quando o sol se esconde, a tendência é que a bebida seja colocada de lado. Contudo, a bebida artesanal por apresentar diversos estilos, pode continuar como uma boa companhia para aquecer no inverno. “Existe uma variedade enorme de cervejas, que utilizam ingredientes que favorecem todas as estações do ano. O mundo cervejeiro é rico em estilos, e alguns casam muito bem com os meses mais gelados. O segredo de tudo é saber escolher. Com aromas e amargor marcantes na composição, as artesanais caem muito bem nesta temporada fria”, diz Fialho.

Para escolher as cervejas a dica é apostar no volume alcoólico. “As mais alcoólicas causam uma sensação de aquecimento no corpo, por isso a indicação é tomar mais no inverno”, explica Fialho. Os estilos mais indicados são a Stout, IPA e  Golden.  “A Stout, por exemplo, é excelente para os dias frios por apresentar um teor alcoólico de 9,6%, e ainda contar com malte de chocolate, que dá ainda mais sensação de aquecimento. Outras cervejas como a IPA, que apresenta volume alcoólico de 6,8% e Golden, 5,3% são ótimas opções. Além do álcool, elas ainda têm o amargor característico e sabor intenso, forte o suficiente para os dias mais frios”, finaliza Fialho.

Conheça mais as cervejas

Golden - Segue a receita mais popular da Inglaterra. É uma cerveja de alta fermentação, de cor laranja acobreado, brilhante e com espuma baixa. Os aromas e sabores remetem ao cítrico com notas frutadas, malte caramelo e lúpulo com médio amargor e de gosto seco. A Golden é o tipo ideal para quem quer experimentar uma cerveja mais forte e de sabor único.  Ela se destaca no inverno por seu teor alcoólico.

LEIA TAMBÉM: Nando Reis volta aos palcos do Recife em 2022

 IPA -  A IPA é uma cerveja forte e clara. Sendo um exemplo autentico do estilo americano Pale Ale fabricado no Brasil. Tem o amargor característico seco refrescante, com notas condimentadas, aroma frutal, floral e cítrico. Com 70 de IBU e 6,1% de teor alcoólico a Debron Ipa exibe um denso creme e apresenta coloração âmbar brilhante.

88Imperial Stout - Cerveja bem peculiar com um toque nordestino.  A Imperial Stout tem em sua composição rapadura e amêndoas de cacau. A cerveja é escura, o que contrasta com as douradas, que assimila mais com o calor. O estilo é ótimo para o inverno por ter uma alta concentração alcoólica. Qualquer bebida com mais álcool traz uma sensação de aquecimento. Para completar, há grande presença de malte tostado e aromas que lembram chocolate.

 

Tags

Autor