Saiba quando é hora de jogar fora aquela maquiagem antiga

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 06/08/2017 às 10:48
make FOTO:

As consequências de usar produtos vencidos vão desde processos alérgicos superficiais até mesmo às ceratoconjuntivites químicas mais graves, que são processos inflamatórios da parte anterior dos olhos. Portando, alerta o biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria: nunca compartilhe com amigas e maquiadores. Estes produtos devem ser de uso individual.

Confira abaixo o guia publicado pelo profissional e elaborado pela dermatologista Maria Alice Gabay sobre a validade dos makes:

1) Base e corretivo

base Oil Free: 12 meses

base com Óleo: 18 meses

corretivo: 18 meses

Atenção: vencidos, muitos produtos ficam mais escuros, começam a empelotar ou separar os ingredientes, como se fosse um líquido bifásico. Aconteceu isso? Hora de jogar fora!

2) Batom (12-18 meses) e gloss (6-12meses)

O batom e o gloss vencidos costuma ficar com cheiro ruim e textura seca. Batons de longa duração usualmente têm uma validade mais curta porque contêm ingredientes que evaporam mais rápido do que os produtos tradicionais.

3) Sombra em pó solto ou compacta (24 meses) e máscara para cílios (3-6 meses)

As sombras estão passando da validade quando começam a ficar duras, difíceis de aplicar ou pouco pigmentadas. A máscara velha tem um cheiro diferente da nova e também fica mais dura. A máscara geralmente tem validade de 3 meses após aberta e, depois disso, geralmente fica muito seca e consistente, difícil de aplicar. Vira o meio ideal para a proliferação de bactérias e fungos, que podem causar infecção.

Outras dicas para manter a integridade do make: - Feche bem o produto e tente deixá-lo aberto o menos tempo possível - Guarde longe da umidade e da luz solar. Ou seja, bancada de banheiro é perigo na certa! - Lave as mãos antes de manusear os produtos. - Se você teve algum problema ocular, como conjuntivite, não reutilize máscaras. O jeito é jogá-las fora mesmo. No caso das sombras, raspe o máximo possível. E aponte bem os lápis! - Se tiver tido herpes, corte o batom ou mergulhe a bala no álcool para evitar contaminação novamente.

Últimas notícias