Lupita Nyong'o desabafa sobre edição de revista da qual ela é capa: "editou e alisou meu cabelo"

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 10/11/2017 às 15:06
Lupita Nyong'o
Lupita Nyong'o

Lupita Nyong'o, vencedora do Oscar de Atriz Coadjuvante pelo filme 12 Anos de Escravidão, usou seu Twitter e Instagram para fazer um desabafo sobre um ensaio que fez paraa edição britânica de uma revista italiana para uma revista. Capa e recheio da Grazia, a atriz teve seus cabelos crespos e volumosos, que estavam presos no momento das fotos, retirados e alisados digitalmente e sem autorização dela. "Decepcionada que a @GraziaUK editou e alisou meu cabelo para se adequar a uma noção mais eurocêntrica de como um cabelo lindo se parece", escreveu ela no Twitter, ainda usando a hashtag "dtmh", sigla de "don´t touch my hair" (não encoste no meu cabelo).

https://twitter.com/Lupita_Nyongo/status/928815665862942720

No Instagram, o desabafo d a atriz foi ainda maior:  "Como já deixei claro com tanta frequência no passado, com todas as fibras do meu ser, abraço minha herança natural [a atriz é descente de quenianos] e, apesar de ter crescido pensando em uma pele clara e padrão, com cabelos sedosos como padrões de beleza, agora sei que minha pele escura e excêntrica, assim como os meus cabelos crespos, são lindos", começou ela.

Lupita continuou:  "Estampar a capa de uma revista me satisfaz, pois é uma oportunidade de mostrar a outras pessoas negras - principalmente às nossas crianças - também com cabelos crespos e volumosos, que elas são lindas do jeito que são. Eu estou desapontada com o fato de que @graziauk me convidou para estar na capa deles e, em seguida, editou e alisou meu cabelo para se adequar à noção de como os cabelos lindos devem parecer", completou a atriz.

"Se eu tivesse sido consultada, eu teria explicado que não posso apoiar ou tolerar a omissão da minha herança nativa de acordo com o gosto deles. Ainda há um longo caminho a percorrer para combater o preconceito inconsciente contra a pele, estilo e textura dos cabelos das mulheres negras", finalizou Lupita no desabafo sobre o preconceito racial.

Últimas notícias