Youtuber patrocinado por grandes marcas causa polêmica com piada sobre jogador negro da França

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 02/07/2018 às 16:50
Júlio Cocielo (Foto: Instagram/reprodução)
Júlio Cocielo (Foto: Instagram/reprodução)

O youtuber Júlio Cocielo criou uma polêmica no Twitter após fazer um comentário sobre Kylian Mbappé, da França, no último sábado (30). Depois de uma arrancada do francês na partida contra a Argentina, Cocielo tweetou: “Mbappé conseguiria fazer uns arrastão top na praia hein“.

Após ser bombardeado com críticas de seguidores que consideraram que a postagem foi racista, Cocielo apagou o texto do seu perfil e divulgou um comunicado em sua defesa. Pra piorar, muitos usuários lembraram de empresas que utilizam a imagem do youtuber em campanhas publicitárias, como é o caso do Adidas, McDonald’s e Coca-Cola, todas patrocinadoras oficiais da FIFA, além do Submarino, Itaú, Tic-Tac e Foster.

Pela alemã, inúmeras são as postagens em seu Instagram em eventos da marca e trajando peças de roupas fornecidas por ela. À convite da Adidas, ele foi um dos influenciadores a participar do tour da tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de 2016 quando a mesma passou por Osasco, sua cidade. Cocielo, inclusive, encontra-se na Rússia promovendo a empresa de material esportivo e a Gillette.

O que ele não esperava, porém, é que tuítes antigos fossem recuperados, postagens que reforçaram as críticas de racismo ao youtuber. O caso acabou ganhando um alcance ainda maior e agora muitos esperam que as marcas tomem as devidas providências.

Por enquanto, o Submarino, que estava com uma campanha com Cocielo no ar, se manifestou alegando que “repudia veementemente qualquer manifestação racista e tomará as providências necessárias“. A ação foi retirada do ar e o acordo rescindido. Em comunicado, o Itaú afirmou que “repudia toda e qualquer forma de discriminação e preconceito. Esperamos que o respeito à diversidade sempre prevaleça”.

A seguir, o comunicado completo de Júlio Cocielo:

“Bom, vamo lá! Hoje eu fiz um tweet sobre o Mbappé e a piada se referia a velocidade dele devido a um lance do jogo, nada além disso! O tweet foi interpretado de mil formas diferentes e gerou uma grande discussão. Decidi deletar pois nunca fui de entrar em polêmicas, mas já era tarde demais, tinha tomado uma proporção enorme… pegaram alguns comentários antigos, de uns 8 anos atrás, que eu já havia feito aqui no Twitter, tenho até vergonha! Cara, como eu falava m… Na época esses comentários infelizes tinham uma interpretação totalmente diferente de hoje, um momento delicado. Muitas vezes fui irônico, muitas vezes estava zoando amigos, muitas vezes só queria ser o engraçadão, e são coisas que eu nem lembrava ter escrito… De qualquer forma, não existe justificativa, isso fez eu me sentir muito mal só de imaginar ter sido uma pessoa escrota. Arrependido e aprendido! Lição pra vida! Nunca mais se repetirá! Peço desculpas publicamente por ter ofendido inúmeras pessoas, e como eu sempre digo: meu sonho sempre foi alegrar e motivar todos a acreditarem nos próprios sonhos. Magoar alguém nunca foi minha intenção, quem conhece minha história e convive comigo, sabe como eu sou, e que eu jamais agiria desta forma! Vivendo e aprendendo! Não vou entrar em nenhuma discussão, assumo meu erro! Desculpa!”

Últimas notícias