Dicas de verão: Saiba quais os alimentos para comer no pré e pós treino

Igor Guaraná
Igor Guaraná
Publicado em 10/01/2019 às 8:00
Muffin Proteico. Foto: Foto: Dayvison Nunes/JC Imagens
Muffin Proteico. Foto: Foto: Dayvison Nunes/JC Imagens

Os nordestinos têm uma ligação íntima com o verão. Recife, assim como a maioria das capitais da região, está associada ao calor, umidade e um solstício praticamente contínuo. Com a aproximação do fim de ano, os preparativos para curtir cada minuto dos raios solares são intensificados. Época de mais dias de praia, ou seja, mais Sol. Menos roupa. A alimentação saudável, aliás, é um pré-requisito essencial na hora de planejar a boa forma.

Hábitos e nutrição são condições importantíssimas nessa época do ano, principalmente para quem deseja ter uma vida fitness. Para os adeptos de atividades físicas mais intensas, como o crossfit, os alimentos ingeridos pré e pós-treinos são essenciais para ter um bom condicionamento e alto rendimento. Entretanto, o processo dependerá do tempo e das tarefas realizadas. "A alimentação antes e depois dos exercícios pode variar bastante. Dependerá das atividades e do tempo que você gastará para realizá-las", explica a nutricionista Tamyris Farias.

Um ótimo aliado para o começo de suas atividades é o Suco Rosa, que contém melancia, beterraba, limão e gengibre, auxiliando no desempenho físico dos atletas amadores. "No pós-treino, existe a necessidade de proteínas para recuperação. Porém, isso dependerá da estratégia, podendo ser suplemento ou alimento", diz Tamyris. Uma ótima pedida, segundo a nutricionista, é o Muffin Proteico, composto basicamente por batata doce, peito de frango e queijo cottage.

Apesar da proximidade, muitos buscam 'secar' para o verão, mas isso dependerá de muita disciplina, já que exercícios físicos serão essenciais para alcançar o seu objetivo. Além disso, evitar alimentos industrializados, refrigerantes, bebidas alcoólicas, massas, açúcares e excesso de sódio podem contribuir para um ótimo desempenho. "A grande questão é ajustar sua dieta e associar aos exercícios físicos, visando seu objetivo e individualidade. Claro, não existem milagres! Isso não acontecerá em uma semana, mas com algumas mudanças você conseguirá o seu peso ideal", acrescenta Tamyris.

CORPO DEFINIDO

Uma das principais pedidas no consultório da nutricionista é a definição. Ocorre quando os pacientes estão satisfeitos com o corpo, mas pretendem tonificá-lo. "A grande maioria já tem um peso adequado, mas quer perder gordura localizada. Festas e confraternizações planejadas para o final do ano estão entre as principais queixas dos pacientes, já que o planejamento acaba sendo prejudicado. Neste momento, precisamos encontrar algumas estratégias para driblar tentações".

Tamyris ressalta que não existem milagres para esse tipo de processo. Dietas e suplementos milagrosos são ofertados diariamente nas redes sociais, mas apenas um conjunto de fatores acarretará na conclusão dos propósitos. "Mudanças de hábitos vão ajudar a atingir os  objetivos. A ideia é que você carregue essas mudanças para toda vida, sendo duradouro para saúde e para estética", finaliza.

Suco Rosa (Pré-treino)

A nutricionista Tamyris Farias segura um copo de Suco Rosa pré-treino. Foto: Dayvison Nunes/JC Imagens

Ingredientes:

170g de Melancia

40g de Beterraba

Sumo de limão

1 Moeda de Gengibre

Modo de fazer:

Bata tudo no liquidificador com 150ml de água. Se quiser adoçar, utilize stevia ou xilitol.

Muffin Proteico (Pós-treino)

Muffin Proteico. Foto: Foto: Dayvison Nunes/JC Imagens

Ingredientes:

100g Batata Doce Cozida

80g de Peito de Frango Cozido, desfiado

30g de Queijo Cottage

1 Ovo

1 Clara

Sal do Himalaia, Pimenta do Reino, Cúrcuma, Cebolinha

Gergelim para polvilhar.

Modo de fazer:

Amasse a batata doce, misture com os outros ingredientes, exceto o gergelim. Quando a

massa estiver homogênea, coloque em forminhas de silicone ou ramequins, polvilhe o

gergelim, e leve ao forno pré-aquecido, por aproximadamente 30 minutos.

Últimas notícias