Entenda tudo sobre a acusação de estupro contra Neymar

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 03/06/2019 às 9:50
Neymar (Imagem: Reprodução / Instagram @neymarjr)
Neymar (Imagem: Reprodução / Instagram @neymarjr)

Os detalhes e repercussões da acusação de estupro contra Neymar | Atualizado às 8h do dia 7 de junho


Quem navega pelo ambiente virtual dificilmente não teve seu feed invadido com as notícias de uma acusação de estupro contra Neymar. As informações, divulgadas em frações com as diversas repercussões do caso, tornam difícil o entendimento aos que procuram saber mais sobre o caso em plena segunda-feira. Pois bem, explicamos abaixo tudo o que rolou

A acusação de estupro 

Uma mulher que preferiu não se identificar registrou um Boletim de Ocorrência na 6ª Delegacia de Defesa da Mulher contra Neymar. Na acusação, formalizada no dia 31 de maio, Ela afirma que o jogador a estuprou no último dia 15.

Eles teriam se conhecido através do Instagram e começado a conversar através do WhatsApp no dia 11 de março. A mulher teria embarcado para Paris no dia 14 em viagem organizada e paga pelo atacante através de um assessor. Ela teria encontrando o atleta no Sofitel Paris Arc du Triumphe no dia seguinte.

Ela conta que o jogador chegou ao local aparentemente embriagado. Eles teriam conversado e trocado carícias até que, em certo momento, ele teria ficado agressivo, culminando no estupro. Abalada emocionalmente, ela teria ficado com medo de fazer o registro na França. No dia 17 de maio, retornou ao Brasil e registrou boletim de ocorrência no dia 31 desse mês.

O caso foi noticiado nesse sábado (1) primeiramente pelo UOL. Com a repercussão, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou que o B.O. foi registrado e que, como pede o assunto, está sendo tratado sob sigilo.

Confira os detalhes aqui.

Neymar se defende

Horas depois de o caso vir à tona, Neymar publicou, em rede social, vídeo em que se defende e expõe conversas, tidas pelo WhatsApp, com a suposta mulher que o acusa. O histórico mostra que ela continuara a conversar com o jogador no dia seguinte à data em que teria sido vítima de estupro.

"Quem me conhece sabe do meu caráter e da minha índole, sabe que eu jamais faria uma coisa desse tipo", diz ele no vídeo, e continua sua defesa: "o que aconteceu foi totalmente ao contrário do que falam"; "foi uma relação entre homem e mulher, dentro de quatro paredes, algo que acontece com todo casal". Ao fim, fala que caiu numa armadilha de extorsão.

Neymar - Foto: reprodução de @neymarjr

Confira a transcrição do que ele fala no vídeo na íntegra:

Estou sendo acusado de estupro. É, é uma palavra pesada, uma coisa muito forte, mas é o que está acontecendo no momento.

Bom, fui pego de surpresa. Foi muito ruim e muito triste escutar isso, porque quem me conhece sabe do meu caráter e da minha índole, sabe que eu jamais faria uma coisa desse tipo.

Mas, vamos lá, estou exposto a isso e aqui para dar a cara a bater, porque sei que qualquer notícia que seja com o meu nome envolve muita coisa, tem um barulho muito grande e todo mundo fica querendo a minha declaração.

O que aconteceu foi totalmente o contrário do que falam e dizem, estou muito chateado nesse momento. A partir de agora, vou expor tudo, expor toda a conversa que tive com a menina, todos os nossos momentos, que são íntimos, mas é necessário abrir e expor para provar que realmente não aconteceu nada demais. Logo após esse vídeo vocês vão ver todas as mensagens, tudo o que aconteceu nesse dia e no outro.

O que aconteceu nesse dia foi uma relação entre homem e mulher, dentro de quatro paredes, algo que acontece com todo casal. No dia seguinte, não aconteceu nada demais, a gente continuou trocando mensagem. Ela me pediu uma lembrança do filho e eu ia levar. Agora fui pego de surpresa por causa disso.

É muito ruim, muito triste, isso não só magoa a mim, como a toda minha família. Não só denegrir a minha imagem é ruim, mas sim o que eu sou, quem eu sou, a índole que eu tenho, o caráter que eu tenho.

Fui criado muito bem. Estar exposto a isso é muito triste, muito rim. Estou aqui, abertamente, falando a vocês que estou muito chateado. Mas tenho que provar algo que seja sincero e que seja verdade. Eu sou muito assim, sou muito eu, sou muito a verdade. Se for para expor as coisas que acontecem no nosso dia a dia, eu vou expor. Acho que agora é o momento exato para todo mundo ficar sabendo o que aconteceu. É ruim eu me colocar nessa situação, é bem chato.

É muito triste acreditar que o mundo está assim. Existem pessoas que querem se aproveitar, extorquir as outras pessoas. É realmente triste, doloroso. Mas já que me colocaram nessa situação estou aqui explicando para vocês.

Já tem um vídeo de mais de três minutos, espero que fique bem claro, espero que a justiça olhe as mensagens e veja o que realmente aconteceu. É com muita tristeza e dor no coração que faço esse vídeo, explico tudo. Uma situação bem chata, não só para mim como para minha família também. Por colocar ele nessa situação, porque realmente não queria, fui induzido a isso, foi algo que aconteceu, foi uma armadilha e acabei caindo, mas que isso sirva de lição daqui adiante."

Neymar no IGTV

O pai de Neymar também falou sobre o caso, em entrevista ao programa "Brasil urgente", apresentado por Datena na TV Bandeirantes:

São pessoas que tentaram o extorquir, mas estamos preparados para esse tipo de situação, porém, não esperava. Não é verdade, o Neymar está sendo chantageado, temos toda a documentação. Infelizmente, a gente fica muito triste com esse tipo de situação, agora é ficar tranquilo, esperar a Justiça resolver. essas acusações não são pertinentes, ela vai pagar pelo que está falando e a Justiça vai resolver isso o mais rápido possível."

Neymar pai

A conversa: memes, divulgação de imagens e investigação pela DRCI

O histórico de conversas trocadas pelo WhatsApp por Neymar e mulher que o acusa de estupro deu munição para memes. No Twitter, sobretudo, as @s têm deitado e rolado a partir de frases do tipo cantadas enviadas à mulher pelo jogador no período em que flertaram. "Saudade do que a gente não viveu ainda" foi a "mais mais".

https://twitter.com/felipeneto/status/1135035641597693953

Confira aqui os memes.

A divulgação da conversa acabou rendendo mais um problema para o jogador. É que entre os flertes, imagens da mulher — o famoso "nude" — foram expostas. De acordo com informações da Folha de São Paulo, a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), da Polícia Civil do Rio de Janeiro, vai investigar o atleta pela divulgação de fotos íntimas.

Meme brinca com o fato de Neymar não ter ganhado ainda uma Copa do Mundo - Imagem: reprodução

No vídeo no qual exibe a conversa, o atleta alega ser inocente e mostra a troca de mensagens com a mulher em uma data que seria posterior à data do encontro. As fotos tinham o rosto e as partes íntimas da mulher borradas.

De acordo com o artigo 2018C do Código Penal, é proibido "oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia".

A pena pode ser de um a cinco anos de reclusão, caso a ação não seja enquadrada como crime mais grave. Caso o crime tenha sido praticado "por agente que mantém ou tenha mantido relação íntima de afeto com a vítima ou com o fim de vingança ou humilhação", a pena pode aumentar de um terço a dois terços.

Mulher entregou imagens à polícia, diz portal

De acordo com informações publicadas pelo UOL nesta segunda-feira (3), a mulher que acusa Neymar de estupro teria imagens e documentos que não constam no boletim de ocorrência. O portal afirma que parte das provas teriam sido entregues às autoridades. De acordo com fontes não identificadas pelo UOL Esporte, as quais teriam tido acesso aos arquivos, as imagens mostram o atleta agindo de forma agressiva.

Suposta vítima de Neymar teria citado agressão, e não estupro, com escritório de advocacia

O escritório de advocacia procurado pela mulher que acusa Neymar de estupro revela que rescindiu o contrato com a cliente por causa do registro do boletim de ocorrência. Segundo o escritório de advocacia, ela havia citado inicialmente uma agressão que teria sido cometida pelo jogador, sem falar sobre estupro.

De acordo com reportagem do G1 e do Jornal Nacional exibido nessa segunda (3), o escritório chamado Fernandes e Abreu Advogados revelou que a mulher relatou que "a relação mantida com Neymar Jr. foi consensual, mas que durante o ato ele havia se tornado uma pessoa violenta, agredindo-a, sendo esse o fato típico central (agressão) pelo qual ele deveria ser responsabilizado cível e criminalmente".

No documento de rescisão, obtido pelo JN, o escritório ainda comenta a situação: "por raiva ou vingança, V. Sa. relatou no BO registrado em 31/05/2019 fatos descritos em desacordo com a realidade manifestada aos seus patronos, ou seja, compareceu à delegacia, relatando que teria sido vítima de estupro, quando, na realidade que nos foi demonstrada e ratificada por várias vezes, V. Sa. teria sido vítima de agressões".

A troca de mensagens entre a mulher e o advogado, exibida pela reportagem do Jornal Nacional, mostra ela afirmando ao advogado José Edgar da Cunha Bueno Filho que foi vítima de estupro. Além disso, revela seu desejo de divulgar o ocorrido, contando que foi espancada e estuprada por Neymar. A informação do estupro, porém, não surpreende o profissional.

Confira um trecho da conversa:

Mulher: "Por que a gente não joga logo na mídia pra acabar com a carreira desse pipoqueiro logo de vez? Ele me espancou e me estuprou

Advogado: "Calma. Isso logo depois de apresentarmos a denúncia"

Mulher: "Tô com raiva Zé. Eu devia ter matado ele quando tive a chance"

Advogado: "Não vai ficar impune. Mas você tem que saber que uma briga dessa demora. Por isso tentei o acordo"

Laudo aponta hematomas

Uma reportagem do Jornal Nacional exibida nessa segunda-feira (3) exibe um laudo de médico particular. O documento aponta que a mulher que acusa Neymar de estupro teria apresentado arranhões na região dos glúteos, traumatismos superficiais não especificados e transtorno ansioso e depressivo. O exame teria sido feito uma semana após o encontro dela com o atleta, em Paris.

De acordo com o UOL Esporte, que também teve acesso ao laudo, o documento contém detalhes do tratamento e mostra, através de imagens, hematomas grandes e escuros na região das pernas e das nádegas. O quadro, segundo o portal, ainda relata que a suposta vítima enfrentou "dor, perda de peso, ansiedade e problemas gástricos pós-episódio de estresse emocional e hematomas provenientes de agressões na região das nádegas e pernas".

O laudo apresentado pela reportagem foi exibido junto à revelação de que a mulher teria procurado um grupo de advocacia alegando ser vítima de agressões feitas pelo jogador. A acusação de estupro, segundo o escritório, foi feita somente no momento do registro do boletim de ocorrência.

Confira aqui as imagens

"Expuseram meu filho. Neymar fez isso", lamenta ex-marido da mulher que acusa o jogador de estupro

A batalha de informações entre Neymar e a mulher que o acusa de estupro vem deixando uma série de informações conflituosas pelos mares das redes sociais. Agora, pessoas não envolvidas no caso foram atingidas por informações divulgadas paralelamente. O filho da suposta vítima, que teve seu nome divulgado na conversa exibida pelo atacante nas suas redes, foi identificado e teve sua rotina de estudos alterada. Ao jornal Extra, o pai garoto de seis anos comentou o assunto.

"Estamos levando a vida. Expuseram o meu filho, o Neymar fez isso, colocou o nome do meu filho lá. Ele não está indo na escola por causa disso, está uma doideira. É muito baixo tudo isso. Está bem difícil. Eu sou uma pessoa centrada, mas isso está me deixando sem cabeça", contou o rapaz, identificado como Estivens Alves.

Ele afirma que, por causa da repercussão causada pela acusação de estupro e identidades reveladas através da conversa publicada por Neymar, sua ex-mulher e seu filho tiveram que se mudar. O pequeno, que ficou com o pai quando a mãe viajou à Europa, não está frequentando a escola.

Confira o desabafo completo de Estivens.

Mulher que acusa Neymar de estupro detalha encontro com jogador

Em entrevista concedida ao SBT brasil exibida na noite dessa quarta-feira (5), a mulher que acusa Neymar de estupro detalhou ao jornalista Roberto Cabrini seu encontro com o jogador. A modelo e estudante de design de interiores, chamada Najila Trindade, afirma que foi a Paris com a intenção de se relacionar com o atleta, mas pediu que a relação sexual não acontecesse quando descobriu que ele não tinha preservativo. A sua vontade, conta ela, não foi respeitada.

Na entrevista, ela afirma que foi vítima de estupro e de agressões cometidas por Neymar. A estudante afirma que sentiu preconceito por parte do seu primeiro advogado, o qual afirmou que ela teria sido vítima apenas de agressão. O atacante já negou as acusações. Confira:

Vídeo vaza nas redes

Também na quarta-feira (5), começou a circular um vídeo que mostra o que seria o segundo encontro de Najila Trindade com Neymar. Nele, ela aparenta revidar as agressões que teria sofrido no dia anterior. Confira o vídeo abaixo em tela cheia:

Neymar e Najila falam sobre segundo encontro em novas mensagens divulgadas

A Record divulgou na noite dessa quinta-feira (6) um trecho inédito da troca de mensagens entre Neymar e Najila. Elas mostram a conversa após o segundo encontro do atleta com a modelo, que foi filmado e teve um trecho divulgado nas redes.

As mensagens divulgadas por Neymar no último dia 2 deram a entender que não houve um segundo encontro. Aparentemente sem resposta, Najila escreve: "Eu vou dormir, tá? Você não vem e está dando mancada, me deixando esperando". A conversa, porém, continuou e mostra que o jogador foi ao hotel da modelo.

Após a fala da Modelo, Neymar afirma que chegaria em 15min e afirmou que não respondeu porque "estava se arrumando". A conversa continua aparentemente após o encontro e eles debatem sobre o ocorrido. Najila, em um momento, responde o jogador quando ele comentou que as marcas seriam culpa dela, que teria pedido: "Tá doido? Eu pedi pra parar e você até pediu desculpas".

Confira a transcrição das mensagens aqui

Últimas notícias