Fala de Carlinhos Maia sobre suicídio desperta críticas

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 02/09/2019 às 12:46
Carlinhos Maia (Imagem: Reprodução / Instagram @carlinhosmaiaof )
Carlinhos Maia (Imagem: Reprodução / Instagram @carlinhosmaiaof )

"Imbecil". Foi assim que Carlinhos Maia chamou parte dos adolescentes que dividem com ele pensamentos suicidas. Em vídeo compartilhado pelo humorista nesse domingo (1) — primeiro dia do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio — no seu Instagram, ele fez uma crítica aos que desistem dos seus objetivos e acabou criticando os jovens que pensam em suicídio e recomendou que eles fossem mais fortes, uma vez que a vida e a internet não são para "os fracos". Seu discurso diante da câmera do smartphone, além de despertar críticas no ambiente virtual, vai contra as indicações de órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Às vezes merece levar uma sacolejada assim e entender que a sua vida só vai pra frente quando você for pra frente, quando você for uma pessoa melhor, quando você não desistir, porque vai ser difícil. Quem disse que era fácil? Você achava mesmo que ia ser fácil?", comentou Carlinhos Maia na rede social.

Na sequência, o humorista aumenta o tom: "Você acha mesmo que na primeira vez que você tentasse... Eu vejo meninos aqui com 16 anos me mandando: "eu quero me matar". Vai, imbecil, vai se matar porque você nem começou a vida ainda". 

Por fim, ele compara a vida dos adolescentes que pensam em suicídio à de uma idosa: "Vem perguntar pra uma mulher de 75 anos que até hoje trabalha, que até hoje sustenta os netos, que até hoje tá varrendo o quintal, que até hoje tá catando latinha na rua pra sustentar os bisnetos. Vem perguntar se ela se matou com 16 anos. (...) Eu não sei os seus motivos, mas sei os dela que, com certeza, não são menores que os seus. Comece a ser forte, porque a vida, a internet, não é para os fracos".

O discurso de Carlinhos maia logo recebeu críticas nas redes, se tornando um dos assuntos mais comentados do Twitter nesta segunda-feira (2). Um dos que criticaram o discurso foi o youtuber Felipe Neto. Ele publicou trecho do código penal que fala sobre incitação ao suicídio.

Em sua defesa, Carlinhos Maia afirmou nesta segunda-feira (2) que o trecho foi recortado e colocado fora de contexto, uma vez que ele estaria falando sobre pessoas que desistem fácil e criticam sua fé e falou sobre o caso das mensagens dos jovens que cogitam o suicídio como um exemplo.

Discurso de Carlinhos Maia não segue recomendações da OMS

De acordo com informações publicadas pela Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS), as dificuldades na vida são responsáveis por parte dos suicídios. A atitude pode ser tomada de "forma impulsiva em momento de crise, com um colapso na capacidade de lidar com os estresses da vida – tais como problemas financeiros, términos de relacionamento ou dores crônicas e doenças".

Segundo a OMS, são cerca de 800 mil suicídios anuais no mundo. Ou seja, uma morte a cada 40 segundos. Outro equívoco de Carlinhos Maia foi comparar os adolescentes aos idosos.

Dados publicados em 2017 pelo Ministério da Saúde mostram que a taxa de suicídio é maior entre os idosos com mais de 70 anos. Os estudos mostram que essa faixa etária registrou uma média de 8,9 mortes por 100 mil nos seis anos anteriores, enquanto a média nacional foi de 5,5 por 100 mil.

Para a M de Mulher, o psiquiatra Carlos Felipe de Oliveira diretor da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio e atua junto ao CVV, chegou a comentar em entrevista que os que desejam ajudar não devem desqualificar as dores do outro: "Tem que estar claro para você que aquela pessoa está sofrendo e que ela pode estar passando por um processo de depressão".


Quer ajudar alguém e não sabe como? Procure e indique o CVV – Centro de Valorização da Vida. Ele realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, funcionando de forma voluntária e atendendo gratuitamente quem precisar conversar. Ele é regido pelo sistema de sigilo total, seja por telefone (188), email e chat 24 horas, diariamente. 

Últimas notícias