Publicado em 14/11/2019 às 0:32
| Atualizado em 14/07/2021 às 16:06
Noite barulhenta e competitiva para receber os premiados do GPTW 2019, no Arcádia Paço Alfandega, localizado na região central do Recife. O evento, uma parceria do Jornal do Commercio e a consultoria Great Place To Work, busca homenagear e reconhecer as pequenas, médias e grandes empresas que são excelentes lugares de trabalho.
Para obter a certificação GPTW, a empresa precisa passar por um pesquisa para medir o índice de confiança de seus funcionários. Nela, 63 questões de múltipla escolha e duas questões objetivos são aplicadas aos colaboradores.
Se ao menos 70% dos funcionários afirmarem que aquele é um ótimo local de trabalho, a companhia recebe o selo, que é válido por um ano. Em 2019, a participação feminina nas empresas premiadas aumentou em comparação ao ano anterior, passando de 37% para 47%.
A pesquisa feita pela Great Place To Work, realizada este ano em mais de 2600 empresas brasileiras, mede justamente a credibilidade, o respeito, a imparcialidade, o orgulho e a camaradagem dentro de uma determinada companhia. Hildo Gonçalves, embaixador do GPTW, falou sobre a importância do prêmio. "Nossa missão é realmente melhorar a sociedade. E como faremos isso? Escutando as pessoas, porque quem leva a sociedade para frente são os colaboradores. É neles em que nós acreditamos", disse ele.
O espírito de competitividade era evidente no semblante de quem andava pelas instalações do Arcádia na noite da última quarta-feira, 13. Olhares atentos, nervosos e sedentos por prêmios permeavam o lugar, que foi divido por meses. Nelas, grupos de empresários e funcionários aqueciam suas vozes, coros de torcida e fôlego, já que vuvuzelas coloridas 'gritavam' a todo momento.
No meio de tantos torcedores, Danielle Maciel, diretora do GPTW Pernambuco e Alagoas, destacou a importância do líder empresarial. "Como é que os líderes estão inspirando? Estamos em um momento difícil, as empresas precisam entender que para escutar, elas precisam estar disponíveis. Precisamos de líderes que desenvolvam seus funcionários, que cuidem deles, que agradeçam", salientou.
Vencedores
Foram 25 companhias selecionadas para a grande finalíssima, divididas em grupos com pequenas, médias e grandes empresas. Entre os destaques, Coelho & Dalle Advogados e Decal Brasil subiram ao palco representando o grupo das pequenas empresas.
Faculdade Fafire, Clin - Plano Odonto Digital, Acripel Farma, da Fonte, Advogados, Dínamo Engenharia, Grupo Dislub Equador, In Loco, Italiana Automóveis, Ivia, Kurier, Musashi do Brasil e Sicredi Pernambucred também foram homenageadas e representaram o grupo de médias empresas.
Na ala das empresas de grande porte, MV Informática Nordeste e Interne Home Care também foram lembradas, mas nove delas compuseram o principal ranking da noite, com direito a festa, estouros, foto em grupo e o apresentador Flávio Barra temeroso pela quantidade de pessoas em cima do palco. Confira:
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.