Desde março, quando foi iniciado o isolamento social, o arquiteto e colecionador de arte popular Carlos Augusto Lira aproveita o tempo em casa para aflorar sua criatividade em mesas temáticas. Os resultados são de uma beleza e delicadeza que impressionam. Cada almoço - desde a louça e a decoração até o menu - é meticulosamente pensado e trabalhado, criando uma narrativa autoral. Carlos Augusto brinca, inclusive, que anda redescobrindo louças e pratarias que, guardadas, já havia esquecido delas.
A cada mesa, Carlos Augusto Lira aproveita para homenagear uma pessoa querida, aflorando sua memória afetiva. O zelo dele para com o preparo e a apresentação dos pratos é posto com a finalidade de "agradar" o homenageado do dia. E detalhe: é ele quem faz tudo sozinho, com registros enviados aos mais chegados.
Dê uma olhada em algumas das criações:
Mesa 1 - Reverência às crianças, pelos Ibejis, filhos de Iemanjá. Cosme, Damião e Doum
Vibrações de alegria e harmonia
São crianças que adoram brincar
Grandes poderes de cura
Tudo vai passar.
Seja você uma das sete crianças que à mesa vem sentar:
1 - caruaru
2 - vatapá
3 - acarajés
4 - galinha guisada
5 - arroz
6 - farofa
7 - pipoca
Texto de Carlos Augusto Lira
Mesa 2 - Audaz Leão do Norte reverenciando a Nova Roma de bravos guerreiros
Menu: de entrada, salmão grelhado com cenoura, beterraba e rabanete mais salada de folhas com azeite, laranja e mel; de prato principal, coxa e entrecoxa seladas no azeite, mais pimentão vermelho e quiabos grelhados, sobre cama de polenta.