DFB Festival, antigo Dragão Fashion, lança DigiFest; entre as ações, mostra competitiva de curtas de moda

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 02/06/2020 às 17:31
Peça de divulgação do DFB DigiFest - Divulgação
Peça de divulgação do DFB DigiFest - Divulgação

A pandemia do novo coronavírus alterou a programação do DFB Festival - o antigo Dragão Fashion Brasil -, que faria sua edição física em maio, em Fortaleza. Imerso neste novo cenário, o DFB lança, então, um DigiFest. O formato virtual adapta parte das estratégias do evento presencial, com uma programação que já está na ativa e seguirá até o dia 19 de julho.

"Todo o planejamento do DFB DigiFest foi pensado para contemplar quem mais precisa de auxílio neste momento de crise, seja designer, aluno, artista, microempreendedor ou restaurante que teve suas atividades afetadas e seu faturamento comprometido", diz o diretor-geral do DFB, Cláudio Silveira.

Entre as novas ações, está a doação de máscaras de proteção a moradores dos bairros mais vulneráveis da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com aplicações de estampas criadas por 12 designers e marcas autorais que figuram no line-up do DFB. Também foi criado o Prêmio DFB Digital, em parceria com o Sistema Fiec e o Sebrae/CE, para reconhecer iniciativas da indústria têxtil do Ceará e de microempreendedores independentes que têm se destacado no isolamento social. E, na gastronomia, criou-se o Marmita Chic, para impulsionar restaurantes afetados pela crise.

Mostra Competitiva MoveModa

Pelo segundo ano, o DFB Festival vai realizar a Mostra Competitiva MoveModa, com curtas-metragens assinados por videomakers profissionais, estudantes e amadores. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 deste mês, pelo site, e o resultado será anunciado no dia 10 de julho.

O júri, formado por profissionais de audiovisual, comunicação, design e moda, vai julgar os vídeos e premiar em quatro categorias: Fashion Film Independente, Pensamento Crítico, Inovação em Linguagem e Talento Educacional. Ao todo, serão R$ 10 mil em premiações.

Concursos

Realizado desde 2001, o Concurso dos Novos entre instituições de ensino superior e técnico de Estilismo e Moda, está mantido. Os inscritos (o prazo encerrou antes mesmo das paralisações por causa da pandemia) - que teriam de mostrar a coleção cápsula durante o festival - serão avaliados por look-piloto e projetos teóricos. O prêmio é de R$ 5 mil, e o júri é composto por designes, estilistas e jornalistas de moda.

Também está mantido o concurso New Faces, feito em parceria com Thyane Dantas, que, mais do que revelar novas modelos, foi concebido para dar oportunidade e reconhecer talentos em áreas de vulnerabilidade da RMF.

O DFB

Criado em 1999, o DFB Festival - anteriormente, Dragão Fashion Brasil - é considerado o maior encontro da moda autoral da América Latina. Propõe uma interação entre as camadas da moda - do artesão ao designer e à indústria. Com o tempo, abraçou ações de formação, economia criativa e inovação.

Na edição 2019, o DFB Festival instalou uma estrutura de 27.000 metros quadrados no Aterro da Praia de Iracema, por onde passaram 36 desfiles e se apresentaram 20 shows e quatro companhias de balé. Ainda foram realizadas feira de design com 60 expositores, 12 palestras e workshops e uma mostra gastronômica com 21 bares e restaurantes.

RELEMBRE

O Social1 esteve nas edições de 2015, 2017, 2018 e 2019 do DFB Festival. Confira o nosso arquivo aqui e aqui também.

Últimas notícias