São João é confirmado no Recife; veja detalhes

Samantha Oliveira
Samantha Oliveira
Publicado em 08/06/2020 às 10:08
Forrovioca pelas ruas do Recife (Foto: Filipe Jordão/JC Imagem)
Forrovioca pelas ruas do Recife (Foto: Filipe Jordão/JC Imagem)

Matando a curiosidade do público, a Prefeitura do Recife confirma a edição do São João 2020. A novidade chega em meio à pandemia mundial de coronavírus, mas garante seguir as medidas de segurança. Os homenageados este ano são os músicos, cantores e compositores Josildo Sá e Silvério Pessoa.

LEIA TAMBÉM: Coronavírus: São João de Petrolina é adiado e verba da festa é destinada para saúde pública

Já que os fãs não podem ir até o forró, o forró irá até eles. Assim, duas Forroviocas circulam por todas as regiões da cidade, levando o ritmo aos nordestinos. Além disso, lives e apresentações virtuais serão realizadas.

Nos dias 23, 24, 26, 27, 28 e 29, das 18h às 22h, as Forroviocas vão passar por diversos bairros da cidade, levando um total de 48 atrações para garantir o rala bucho para que os recifenses curtam o período da janela ou da varanda de casa. A cada noite, cada veículo transportará quatro shows cidade afora.

A festa para Santo Antônio, São João e São Pedro será também virtual. Até o dia 29, serão compartilhadas mais de 378 apresentações pela internet. Destas, 370 serão gravadas pelos artistas de suas próprias casas para garantir a celebração junina no arraial de cada qual, permitindo que o público faça a festa em casa, no dia e na hora que escolher. Além disso, nos dias 23 e 29, que protagonizam o ciclo junino, haverá transmissão de oito shows de grandes artistas diretamente do Sítio Trindade, endereço cativo dos festejos de São João na cidade.

Várias etapas da programação promoverão a arrecadação de recursos para assegurar novas oportunidades e melhores condições de vida a diferentes grupos sociais duramente atingidos pela pandemia. Durante as lives oficiais do São João do Recife, a população poderá ajudar a partir de QR codes que serão disponibilizados na tela. Os valores arrecadados serão direcionados a partir da plataforma Quero Impactar e também revertidos em cestas básicas para doações.

MISSA E PROCISSÃO DOS SANTOS JUNINOS - Representando toda a sacralidade e liturgia junina, o Santuário do Morro da Conceição receberá uma versão reduzida e com transmissão virtual da Procissão dos Santos Juninos, no próximo dia 23 de junho. Respeitando a determinação do Governo de Pernambuco, que restringe a 10 pessoas a aglomeração máxima permitida em tempos de combate ao coronavírus, representantes de algumas bandeiras juninas serão convocados para subir ao altar do Santuário durante uma missa dedicada aos santos juninos e a toda a população recifense, em batalha para vencer a pandemia. Após a missa, as bandeiras serão conduzidas pela Forrovioca até o Sítio Trindade, num cortejo sem público, mas com forró.

Últimas notícias