Luís Ernesto Lacombe foi afastado da apresentação do programa "Aqui na Band", exibido nas manhãs da emissora. Ele deixou a atração junto com o diretor Vildomar Batista e a apresentadora Nathalia Batista - que é casada com Vildomar e fazia dupla com Lacombe desde a demissão de Sílvia Poppovic, ocorrida no final de abril.
Nesta quinta (25), o "Aqui na Band" entrou num período de reprise, e seguirá assim até o dia 3 de julho, para reformulação do programa. Na volta, o telespectador deverá encontrar no ar a jornalista Mariana Godoy e outro apresentador ainda não contratado ou anunciado, de acordo com o site Notícias da TV.
LEIA TAMBÉM: Zeca Camargo, Ronnie Von e Tom Cavalcante são nomes cogitados para substituir Lacombe
Mariana Godoy deixou a Rede TV!, na semana passada, para integrar o elenco da Band. Sua ida não estaria associada à apresentação do "Aqui na Band". A ideia seria aproveitá-la em mais de um produto na Band - tanto no canal de TV aberta (que, agora, deverá ser o matinal) quanto no BandNews TV e BandNews FM.
Segundo a colunista Fábia Oliveira, de O Dia, a decisão pela reformulação do "Aqui na Band" teria partido da alta cúpula da emissora, que há muito vinha descontente com os rumos da atração. Fábia conta que o novo formato unirá informação e prestação de serviço, mas com a leveza característica de Mariana.
No Instagram, Luís Ernesto Lacombe postou uma foto dele e escreveu: "Momentos de silêncio também são capazes de construir". Ele, Nathalia Batista e Vildomar Batista teriam sido afastados, mas com contratos mantidos. Sobre o chef Dalton Rangel, que também participava do programa, ainda não se sabe qual destino terá.
LEIA TAMBÉM:
Datena pode deixar a Band nos próximos dias, caso decida se candidatar à Prefeitura de São Paulo
Motivo
Além da audiência pífia (que, segundo o colunista do UOL Ricardo Feltrin, não marcava sequer 1 ponto), o "Aqui na Band" vinha causando atrito entre os departamentos de Entretenimento - ao qual o programa era vinculado - e de Jornalismo, e também comprometendo o reconhecido bom jornalismo da emissora. É que Vildomar Batista e Luís Ernesto Lacombe promoviam pautas conservadoras e com opinião única, alinhadas ao Governo Bolsonaro e seus defensores.
No início de junho, o debate da atração foi "Quem mandou matar Bolsonaro?" e contou com opiniões de um mesmo lado político. Também ignorou-se a investigação da polícia que diz que Adélio Bispo agira sozinho.
A gota d'água, no entanto, foi um debate sobre conservadorismo, promovido na terça-feira (23). Lacombe se assumiu conservador durante o programa e recebeu só entrevistados com opiniões iguais às dele - entre eles, o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que é um dos investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito das 'fake news'.