Rua do Bom Jesus, no Recife, é considerada a 3ª mais bonita do mundo por revista norte-americana

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 06/07/2020 às 18:58
Rua do Bom Jesus - Foto: reprodução de visit.recife.br
Rua do Bom Jesus - Foto: reprodução de visit.recife.br

A revista norte-americana Architectural Digest publicou lista com as 31 ruas mais bonitas do mundo. No pódio, em 3º lugar, aparece a Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, que é linda mesmo. A via também é a única do País citada no ranking.

A publicação apresenta a Rua do Bom Jesus assim: "Recife é a principal cidade mais a leste do Brasil, e a bela Rua do Bom Jesus ocupa uma das partes mais orientais da cidade. A rua colorida, repleta de palmeiras altas, está cheia de história. Esta rua contém a primeira sinagoga construída nas Américas, a Sinagoga Kahal Zur Israel. O prédio ainda está lá para os visitantes verem".

De acordo com pesquisa da Fundação Joaquim Nabuco, "desde o tempo da ocupação holandesa, a Rua do Bom Jesus era a mais importante do Bairro do Recife, possivelmente em decorrência de seu traçado natural de velha estrada, que conduzia viajantes procedentes de Olinda. Inicialmente, ficou conhecida como Rua do Bode (Bockestraet). Durante o domínio holandês, tornou-se a via predileta dos israelitas, passando a ser chamada Rua dos Judeus. Quando eles deixaram Pernambuco, foi denominada de Rua da Cruz. [...] Em 1870, foi aprovado pelo Conselho Municipal o nome de Bom Jesus, proposto pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. A Rua do Bom Jesus vai da Avenida Marques de Olinda até a praça Artur Oscar".

Confira aqui o ranking completo.

Campeã e vice-campeã

À frente da Rua do Bom Jesus estão as ruas de Setenil de las Bodegas, cidade com apenas três mil habitantes, localizada no Sul Espanha, entre Sevilha e Málaga. "As casas caiadas de branco são lindas, mas não é isso que torna esta cidade tão especial. É que as estruturas são construídas diretamente nos penhascos rochosos ao redor da região. O resultado são belas formações rochosas naturais pairando sobre as ruas, proporcionando sombra e vistas deslumbrantes", descreve a Architectural Digest.

Já a vice-campeã é Brooklyn, em Nova York. "Para quem anda pela rua de paralelepípedos no bairro Dumbo do Brooklyn, a vista repentina da Manhattan Bridge pode ser uma surpresa esplêndida. No cruzamento de Washington e Water Street, moradores e turistas podem apreciar a beleza majestosa da ponte mais longa que liga Manhattan e Brooklyn (a extensão que leva o apelido da primeira é de mais de 100 metros mais do que o nome da segunda). Obviamente, tornando a vista ainda mais dramática são os edifícios simétricos de ambos os lados da Washington Street, criando uma das melhores oportunidades de fotografia arquitetônica no bairro."

Últimas notícias