Valentina Sampaio é a 1ª mulher trans a posar para a Sports Illustrated; Social1 já entrevistou a modelo

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 12/07/2020 às 14:51
Valentina Sampaio na foto para a revista Sports Illustrated - Foto: reprodução
Valentina Sampaio na foto para a revista Sports Illustrated - Foto: reprodução

A modelo cearense Valentina Sampaio, 23 anos, faz história: é a primeira mulher trans a posar para a revista Sports Illustrated. A publicação esportiva, que é referência nos Estados Unidos, existe há 56 anos. "Estou feliz e honrada", escreveu Valentina em sua conta no Instagram.

"Ser trans geralmente significa enfrentar portas fechadas para os corações e as mentes das pessoas. Enfrentamos risadinhas, insultos, reações de medo e violações físicas apenas por existir. Nossas opções para crescer em uma família amorosa e acolhedora, ter uma experiência frutífera na escola ou encontrar um trabalho digno são inimaginavelmente limitadas e desafiadoras", publicou Valentina Sampaio, sobre o que significa estampar a publicação.

"Nasci trans em uma remota e humilde vila de pescadores no norte do Brasil. O Brasil é um país bonito, mas também abriga o maior número de crimes violentos e assassinatos contra a comunidade trans no mundo - três vezes o dos EUA", continuou Valentina Sampaio em sua rede social, frisando ainda mais a importância de, por ser brasileira, estar nesta revista e em outros espaços, quando o Brasil é o país que mais mata pessoas trans.

Valentina Sampaio nasceu em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza, capital cearense onde começou a carreira de modelo, no Dragão Fashion (agora DFB Festival). Fez campanha para a L'Oreal Brasil, quando começou a ganhar destaque, e também foi a primeira mulher trans a integra o time de modelos da Victoria's Secret. Chega a ser considerada como "a nova Gisele Bündchen".

Em 2016, Valentina Sampaio se destacou no casting do São Paulo Fashion Week, quando entrevistamos a modelo.

À época, questionada se, por ser uma mulher trans e estar em visibilidade, considerava ter um papel de representatividade, Valentina Sampaio respondeu que sim. "A moda é um instrumento que vai derrubando as barreiras; é um meio onde as coisas fluem mais livremente. O papel é o de conscientizar cada vez mais as pessoas de que todo mundo é igual, e que as oportunidades têm que existir."

Quando perguntada se a incomodava que a gente, a imprensa, sempre se referisse a ela pontuando sua identidade de gênero, também respondeu que sim, mas ponderou: "De rotular? Sim, mas a gente está caminhando…"

LEIA NA ÍNTEGRA:

São Paulo Fashion Week 2016 – A modelo transgênero Valentina Sampaio é a cara da temporada

Veja a publicação de Valentina Sampaio:

LEIA TAMBÉM:

O que significa cada letra da sigla LGBTQIA+

Leandro Narloch é demitido pela CNN Brasil por causa de comentário homofóbico

Últimas notícias