Cabeleireiro de Taís Araújo é acusado de racismo. Atriz se pronuncia

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 29/08/2020 às 10:16
Taís Araújo interpreta Vitória na trama, uma das personagens principais (Foto: Reprodução/TV Globo)
Taís Araújo interpreta Vitória na trama, uma das personagens principais (Foto: Reprodução/TV Globo)

A modelo Mariana Vassequi se pronunciou em sua conta no Instagram após ter sofrido racismo durante um trabalho. Em um vídeo que circula nas redes sociais, publicado pela influenciadora Kemilly Fox, ela aparece numa palestra com o cabeleireiro Wilson Eliodorio, que exibe seus cabelos. Na ocasião, o profissional e a modelo foram contratados por uma marca de produtos capilares para demonstrações de "como tratar cabelos étnicos".

Produtores deixam programa de Ellen DeGeneres após investigação sobre racismo e assédio

"Esse é filhote do patrão. Patrão comeu aqui e gerou isso aqui", afirmou o Wilson enquanto tocava nos cabelos de Mariana. Em seguida, ele se aproxima de outra modelo e diz: "Esse também é um cabelo brasileiro, pela ascendência étnica, mas aqui é mais comum. A gente encontra na Europa."

Após a repercussão do comentário racista, Mariana escreveu um longo texto no Instagram para falar sobre o vídeo e como se sentiu com a situação. "Em meio ao evento, em um dos momentos eu e a Ruth Morgan (outra modelo companheira de trabalho que também estava sendo contratada) nos deparamos ouvindo diversas frases muito ofensivas e racistas! Foi triste mesmo! A gente ouviu tudo, percebeu tudo mas naquele momento por medo de sermos demitidas, por medo de acabar a diária e a gente não receber (pois com a pandemia os jobs trabalhos de modelos caíram muito e cada uma já tinha saído de longe pra estar lá eu saí até de outro estado!) e também pela pressão da profissão por naquele momento se tratar de um ambiente de trabalho onde a modelo já é vista como apenas a boneca sem voz, a boneca que tá lá apenas pra provar roupa, desfilar ou ser fotografada", começou Mariana.

"Simplesmente dizer isso é legitimar a cultura do estupro! Quando você diz com essa frase horrível que “patrão comeu” você tá falando de um estupro, ou você acha que mulheres escravas tinham liberdade sobre seu próprio corpo? Você tá banalizando assédio e sendo machista! Vou te dizer uma coisa, querido. Nós não somos filha de patrão nenhum, você conhece minha família? Sabe quem é meu pai, minha mãe? Então cala a boquinha. E parem de diminuir toda uma ancestralidade, diminuir toda uma história reduzindo sempre o negro (a), sempre o cabelo cacheado/afro/crespo à escravidão. Meu amor, a gente existe muito antes desse pequeno detalhe ter acontecido na história da humanidade! Se você olha pra mim e acha que eu sou só isso você está muito enganado e atrasado", continuou.

“Só entendi o que era racismo na adolescência”, conta Gilberto Gil

Por fim, Mariana também citou um vídeo em que Wilson postou chorando e afirmando que a fala foi tirada do contexto. "Não foi nada sem contexto! E não foi só o que foi gravado, foi horas de show de horrores! Você disse o que queria dizer e o que pensa! Você disse o que não fala na cara das famosas, mas fala pra modelos que não são famosas, mas mesmo assim nós temos valor! Meu valor não está no que eu tenho, ou em números mas no meu caráter coisa que diploma e fama nenhum compra. Outra frase citada: 'Esse cabelo é um cabelo que vem do morro, e agora essas mulheres tem dinheiro e agora elas querem ir em salão chique por isso nós temos que saber mexer com elas'", acrescentou a modelo.

A outra modelo, Ruth Morgan, também se pronunciou:

Taís Araujo fez um forte desabafo nas redes sociais após o caso de racismo de seu cabeleireiro. A atriz justificou sua demora para se posicionar sobre o fato envolvendo seu amigo por ter 'ficado sem chão e voz', pediu que o profissional seja responsabilizado por seus atos e se mostrou incomodada que o racismo no Brasil também está inserido entre pessoas negras.

Taís Araujo fala sobre mulher pisada por PM: “tudo de mais violento e horroroso está naturalizado nesse país”

'O racismo cometido pelo meu amigo e cabeleireiro Wilson Eliodorio me tirou o chão e a voz. Bateu doído. E por isso demorei a falar. E mesmo o amando não posso passar a mão em sua cabeça. Ele deve se responsabilizar por seus atos e se repensar enquanto homem negro, gay e profissional de beleza. Demorei também porque, antes de tudo, sou uma mulher negra e isto me atravessa. Atravessa a todas nós. Demorei porque é terrível ver que a estrutura racista desse país se perpetua até com os nossos, os que amamos', escreveu. Wilson Eliodorio é bastante conhecido no mundo da moda e trabalha com os cabelos de famosas como Taís Araujo, Cris Vianna, Lellê e Cacau Protásio, entre outras.

Leia o desabafo na íntegra:

Em seu perfil no Instagram, o profissional se pronunciou com um vídeo. "Tenho muita culpa e muita vergonha por ter dito o que disse. Sobretudo pela dor que causei. Ser negro não me faz imune à construção racista desse país. Estou em reeducação. Desculpa Vanessa. Desculpa Ruth", disse. veja o vídeo na íntegra:

Últimas notícias