A atriz Anne Hathaway usou suas redes sociais para se desculpar pela forma como Convenção das Bruxas representou a ectrodactilia, condição em que há a ausência de um ou mais dedos centrais nas mãos ou nos pés, como uma característica das bruxas. A atriz, intérprete da Grande Bruxa, publicou um longo pedido de desculpas no Instagram com um vídeo da Lucky Fin Project em que pessoas falam sobre a importância de não ter vergonha de seus membros com má-formação.
Rafa Kalimann pede desculpas após dublagem de Mariana Ferrer no TikTok: ‘Fui nfeliz e indelicada’.
“Muito obrigado ao Lucky Fin Project por me deixar usar este vídeo. Recentemente descobri que muitas pessoas com má-formação estão sofrendo pela representação da Grande Bruxa em Convenção das Bruxas.
Deixe-me começar dizendo que eu faço o meu melhor para ser sensível aos sentimentos e experiências dos outros, não por medo do politicamente correto, mas porque não machucar os outros me parece o nível mais básico de decência, para o qual deveríamos estar caminhando. Como alguém que realmente acredita em inclusão e realmente, realmente detesta crueldade, devo um pedido de desculpas a todos vocês pela dor causada. Eu sinto muito. Não fiz a ligação entre má-formação com a Grande Bruxa quando o visual da personagem foi trazido a mim; se tivesse, juro que isso nunca teria acontecido.
Particularmente quero pedir desculpas às crianças com má-formação: agora que sei mais sobre, prometo fazer melhor. E devo um pedido de desculpas especial a todos que amam vocês ferozmente assim como amo meus filhos: sinto muito ter desapontado sua família.
Se você já não conhece, por favor confira o Lucky Fin Project (vídeo acima) e a hashtag #NotAWitch (Não sou bruxa, em tradução livre) para ter uma perspectiva mais inclusiva e necessária sobre a má-formação”.
Marília Mendonça pede desculpa por transfobia: “Não tenho razão nenhuma”
O novo Convenção das Bruxas foi lançado diretamente em streaming nos EUA, na plataforma HBO Max, em 22 de outubro. O filme chegar ao Brasil em 19 de novembro.