Fundação Palmares vai excluir Gilberto Gil, Elza Soares e Martinho da Vila da lista de personalidades negras

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 11/11/2020 às 17:23
gil FOTO:

Nomes como Gilberto Gil, Elza Soares e Martinho da Vila serão excluídos da lista de personalidades notáveis negras da Fundação Palmares. Segundo o colunista Guilherme Amado, uma portaria assinada por Sergio Camargo e publicada hoje transforma a homenagem em uma homenagem póstuma. "Assinei hoje portaria que moraliza a lista de personalidades negras da Fundação Palmares. O critério de seleção passa a ser a relevante contribuição histórica. Haverá exclusão de vários nomes. Novas personalidades serão incluídas em razão do mérito e da nobreza de caráter", explicou Camargo, por meio de sua conta oficial no Twitter.

"A nova lista de personalidades negras será uma homenagem PÓSTUMA. Portanto, a exclusão de Gilberto Gil, Elza Soares, Martinho da Vila e outros será automática. Haverá inclusão de novos nomes após aprovação pela diretoria colegiada da Fundação Palmares, como determina portaria", continuou Camargo.

“Vontade de dar uma voadora nele”, diz Mart’nália sobre pres. da Fundação Palmares, que ofendeu Martinho da Vila

Elza Soares completa (talvez) 90 anos: “Sou menina, filha do século 21 e mulher feita, tenho a idade de Nefertiti”

A lista apresenta atualmente mais de 90 nomes. Entre pessoas vivas, Zezé Motta, o senador Paulo Paim e o atleta Vanderlei Cordeiro de Lima. A portaria determina que o processo de inclusão ou exclusão de nomes deverá passar por processo administrativo instruído por uma comissão comandada por Camargo.

Chico Buarque apoia Alcione após treta com presidente da Fundação Palmares

A seleção de novos nomes deverá considerar critérios como "relevante contribuição histórica no âmbito de sua área de conhecimento ou atuação", "princípios defendidos pelo Estado brasileiro" e "outros critérios que poderão ser avaliados, de forma motivada, no momento da indicação".

Ontem, Camargo afirmou em uma rede social: "Haverá exclusão de vários nomes. Novas personalidades serão incluídas em razão do mérito e da nobreza de caráter".

Últimas notícias