Skincare: dicas para cuidados essenciais com a pele negra

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 27/02/2021 às 15:00
X

Por conta do alto nível de melanina e colágeno, a pele negra possui algumas características que a diferencia das demais. Mesmo sendo mais resistente ao sol e ao envelhecimento precoce, o cuidado com o rosto e corpo são essenciais para evitar danos futuros. Entre eles manchas, foliculite, ou o excesso de oleosidade. Pensando nisso, confira algumas dicas da fisioterapeuta dermatofuncional Aline Caniçais, da HTM Eletrônica.

LEIA TAMBÉM: Filho de Karol Conká sofre ataques racistas e ataques nas redes sociais

"Além de sofrer pouco com os efeitos do amadurecimento, a pele negra aparenta menos celulite e flacidez de pele, por ser mais firme. No entanto, há mais propensão a manchas escuras - hipercromias pós inflamatórias e melasmas -, e também se faz necessário redobrar o cuidado com queloides”. pontua Aline. A fisioterapeuta ainda pontua que, por apresentar mais colágeno, se torna mais firme também a rugas e linhas de expressão. Por isso, confira as dicas para um melhor cuidado com a pele.

Sem oleosidade

Além disso, a pele negra também tem mais glândulas sebáceas, o que a torna naturalmente mais oleosa. Por esse motivo, precisa ser limpa duas vezes ao dia para evitar o entupimento dos poros e a formação de cravos ou espinhas. Vale consultar um profissional da área para uma limpeza mais profunda e tratamentos complementares.

Um dos recursos mais interessantes é o uso do peeling ultrassônico; que limpa profundamente a pele sem agredir e sem gerar qualquer desconforto. O tratamento é feito por meio de uma espátula que gera pulsos ultrassônicos, que vibram 26 mil vezes por segundo.

O melhor aliado: protetor solar

Graças à alta quantidade de melanina, a pele negra possui uma proteção natural. Por outro lado, ela não é suficiente para prevenir a região contra os danos dos raios solares. Por isso, é importante passar protetor solar todos os dias.

LEIA TAMBÉM: Maquiagem em pele negra sem mistério; veja dicas

Para ter uma pele macia

Ao mesmo tempo em que a pele do rosto produz mais sebo e oleosidade, a pele do corpo resseca facilmente. Por isso, uma dica é fazer uma esfoliação potente no banho em áreas como pés, joelhos e cotovelos, que costumam ser bem ressecadas; a fim de retirar as células mortas e impurezas, dando lugar a uma pele de melhor qualidade e mais suave ao toque. As partículas encontradas nos produtos limpam a pele e a deixam mais lisa e fina, melhorando sua textura.

Chega de manchas

Quando as manchas já estão instaladas na pele, há várias opções disponíveis especialmente para as peles negras; mas sempre com indicação profissional. Entre eles, está o uso de LEDs, que atuam de modo a promover homogeneidade da coloração; normalizando a produção e auxiliando na reabsorção do pigmento excessivamente instalado. Pode-se, inclusive, fazer uso de cosméticos que são ativados pela luz, potencializando ainda mais os efeitos.

LEIA TAMBÉM: Bailarina negra se emociona ao usar sapatilhas cor da pele pela primeira vez

Tags

Autor