Ana Maria Braga cita "racismo reverso" de Lumena, mas volta atrás e diz que não existe: "Errei"

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 02/03/2021 às 11:13
X

Durante o 'Mais Você' desta terça-feira, 2, a apresentadora Ana Maria Braga pediu desculpas por sua fala de ontem. Na edição da segunda, 1, ela havia afirmado que Lumena, do BBB21, cometeu "preconceito reverso" contra Carla Diaz.

LEIA TAMBÉM: No BBB21, discurso do jogo de Lumena enfraquece pautas sociais

Ao iniciar o programa da terça, Ana Maria Braga reconheceu o erro e reafirmou que racismo reverso não existe. O termo, popularizado na internet, se trata do suposto preconceito de negros contra brancos. Na prática, essa realidade não acontece; já que o racismo também se trata sobre relações de poder e contextos históricos.

"Sempre que cometo erro, eu gosto de assumir. Ontem, depois do programa, vi postagens informando que fiz um comentário equivocado. Foi quando mostramos a Lumena falando da branquitude da Carla Diaz. Eu usei preconceito reverso, racismo reverso. E veio críticas e eu busquei a informação", iniciou Ana Maria Braga.

LEIA TAMBÉM: Thammy Miranda pensa em processar Lumena, do BBB21, por racismo contra Carla Diaz

"Racismo é um sistema de opressão e para ter racismo, tem que ter poder. Negros não tem poder institucional para serem racistas contra brancos. Isso é reflexo da sociedade de lidar com essas lições. A gente vai debatendo e aprendendo", afirmou a apresentadora. Novamente, Ana Maria Braga pediu desculpas durante o 'Mais Você'.

Tags

Autor