Paulo Ricardo está proibido de cantar músicas do RPM? Equipe do cantor se pronuncia

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 23/03/2021 às 7:33
X

O cantor Paulo Ricardo agora está impedido de cantar as músicas do seu antigo grupo musical, o RPM. A decisão veio por meio da juíza Elaine Faria Evaristo, da 20ª Vara Cível de São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Paula Toller vence ação e receberá indenização de Leoni, seu ex-namorado

O artista foi acusado de agir de má fé, em um processo movido desde 2017 pelos outros integrantes do RPM. Ele foi impedido judicialmente de usar a marca da banda e também de gravar os maiores sucessos como 'Olhar 43' e 'Rádio Pirata'.

Tudo começou por conta de um contrato, assinado em 2007; em que cada um se comprometia a não explorar individualmente os hits da banda.

O ex-vocalista do RPM, então, ficou encarregado de registrar a marca no Insituto Nacional de Propriedade Industrial. Ele deveria informar que a marca era propriedade dos 4 integrantes: Paulo Ricardo, Luiz Schiavon, Fernando Deluqui e Paulo Pagni. Em vez disso, colocou apenas o próprio nome.

Defesa

A equipe de Paulo Ricardo já recorreu a decisão, que também havia determinado uma multa no valor de R$ 112 mil. Agora, o processo segue para a última instância no Superior Tribunal de Justiça.

LEIA TAMBÉM: Dadá Boladão sobre reconhecimento de Cardi B: “Dá certeza de que meu trabalho está sendo bem feito

Em nota, a defesa do artista explica que ele não está proibido de cantar as próprias músicas. "Isso seria um absurdo sem tamanho; mesmo porque qualquer pessoa pode cantar as canções do Paulo (…) bastando o devido recolhimento de direitos autorais."

Além disso, outras três outras ações correm em paralelo. Sobre esse processo em questão, o comunicado afirma que Paulo Ricardo tem tentado a cotitularidade dos demais. Por outro lado, o grupo "insiste em abrir uma empresa com Paulo Ricardo ao invés de aceitarem a cotitularidade."

Tags

Autor