Aprenda a fazer uma moranga de jerimum com César Santos

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Martins

Publicado em 05/04/2021 às 10:02
X

O chef César Santos é um especialista em moranga, uma espécie de jerimum. Com o popular legume nordestino, ele deu vida a pratos que se tornaram ícones da gastronomia pernambucana. Ensinamos a vocês agora o Jerimum Camarão Pitanga, em homagem aos 100 anos de Gilberto Freyre.

INGREDIENTES PARA O JERIMUM:
1 jerimum jacarezinho de aproximadamente 1 ½ kg.50ml de azeite (3 1/2 colheres de sopa)50g de manteiga (3 colheres de sopa)1 cebola média, cortada em tirinhas300g de camarão médio, descascado200ml de suco de pitanga concentrado (1 xícara) 200ml de água (1 xícara)50g de açúcar (4 colheres de sopa, rasas)1 colher (sobremesa) de mostarda10 folhas de hortelãSal e pimenta a gosto15g de requeijão (1 colher de sopa) 

INGREDIENTES PARA O ARROZ DE ESPINAFRE:
100g de arroz branco, cozido (1 xícara)100g de espinafre cozido na água e sal, cortado em tirinhas (1 xícara)50ml de azeite de oliva (3 1/2 colheres de sopa)1 colher (sopa) de manteiga1 cebola média, cortada em tirinhas6 dentes de alho, amassados2 colheres (sobremesa) de salsa picadaSal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO DO JERIMUM:
1. Lave a casca do jerimum com esponja e sabão. Enxugue e com cuidado corte a parte de cima, tirando uma tampa. Retire as sementes. 
2. Coloque o jerimum (com a tampa) em uma forma com um pouco de água. Leve ao forno pré-aquecido por 30 a 40 minutos.
3. Prepare o recheio: Aqueça uma panela com o azeite e a manteiga. Junte a cebola e refogue. Adicione o suco de pitanga, a água, o açúcar, a mostarda, a pimenta, o sal e o hortelã. Deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente os camarões e cozinhe por mais 10 minutos. 
4. Coloque o creme de camarão dentro do jerimum cozido. Finalize com o requeijão e tampe. Sirva com o arroz de espinafre.

MODO DE PREPARO DO ARROZ:
1. Aqueça uma panela com o azeite e a manteiga. Adicione a cebola e o alho, mexa e deixe refogar por alguns minutos. Junte o espinafre cozido e misture. 
2. Adicione a salsa e retifique o sal e sirva.

Rendimento: 2 pessoas

Tags

Autor