Dia Internacional do Café: bebida é a segunda mais consumida no Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Martins

Publicado em 14/04/2021 às 7:55
X

O mundo celebra, nesta quarta, o Dia Internacional do Café. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a bebida é a segunda mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. O que poucos sabem, é que aquele tradicional cafezinho no dia a dia pode ser aliado para a saúde.

Veja também
O café da manhã de Gracyane Barbosa

Sendo uma excelente fonte de energia, o café é aliado na melhora do rendimento em atividades físicas, além de ajudar no emagrecimento, tendo efeito termogênico. A cafeína existente também auxilia na digestão e na melhora do funcionamento do intestino.  

Confira
Receitas de café

De acordo com a nutricionista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Mariana da Costa, o consumo diário da bebida pode melhorar a saúde. “A ingestão do café pode diminuir problemas cardíacos e previne a diabetes. Tanto o café comum como o descafeinado possuem antioxidantes que são associados ao aumento da sensibilidade da insulina, que contribui para redução do risco de desenvolver diabetes tipo 2. Também há estudos que mostram que a presença desses antioxidantes atuam na prevenção do câncer, combatendo radicais livres presentes no desenvolvimento da doença”.

Mesmo tendo diversos benefícios, é preciso estar atento a quantidade a ser consumida. “Para um adulto sem sensibilidade a cafeína ou alguma restrição, uma média de quatro xícaras por dia seria o ideal, não ultrapassando 500ml por dia.  Qualquer outra condição específica de idade ou saúde, deve ser avaliada individualmente”.

Tags

Autor