Dia de São Jorge: veja 9 músicas que falam sobre o santo guerreiro
Antes de se tornar santo, Jorge era, sobretudo, um guerreiro. Nascido na Capadócia - que hoje é a Turquia - no século III D.C., o soldado foi imortalizado pela lenda de ter matado um dragão. Torturado por ser cristão, ele nunca abandonou sua fé e se tornou um cânone da Igreja Católica. Nesta sexta-feira, 23, é celebrado o Dia de São Jorge em sua homenagem.
LEIA TAMBÉM: Salve São Jorge: no dia do santo guerreiro, veja história, oração original e frases
Nas religiões de matrizes africanas, como candomblé e umbanda, São Jorge é celebrado na forma de Ogum. Esse é o orixá da guerra, do fogo e da tecnologia. Com exceção na Bahia, em que o santo foi sincretizado a Oxossi, relacionado ao conhecimento e a natureza.
Para representar São Jorge, além do dragão, um cavalo e uma espada para defender os que precisam de seu auxílio. A história do santo inspirou diversas músicas na cultura brasileira, que ecoam fé e espiritualidade e homenageiam Jorge da Capadócia. Confira algumas.
"Jorge da Capadócia"
Obra de Jorge Ben Jor, a canção já foi regravada por diversos artistas, como Caetano Veloso e Racionais MCs. A música celebra o guerreiro e o poder de dar força baseado na sua crença, em formato de samba e oração.
"Lua de São Jorge"
O cantor baiano Caetano Veloso também homenageou São Jorge em suas músicas. Na canção, ele traz o sincretismo religioso entre o catolicismo e a umbanda. A lua, citada no música, se relaciona com o santo - nesse caso, Ogum - quando sua energia fica mais forte em noites de lua cheia.
LEIA TAMBÉM: Com pernambucano, duo Discomance lança single ‘Future Man’
"Chuva de Cajus"
Alceu Valença pede proteção ao mau olhado para São Jorge. A música faz parte do álbum 'Ciranda Mourisca', lançado em 2013. "Meu São Jorge amado/Livrai-me do ódio/Dos abandonados", canta o artista na canção.
"Líder dos Templários"
A canção faz parte do projeto 'Coisa de Jorge', e traz as vozes de Jorge Ben Jor, Jorge Aragão, Jorge Vercillo e Jorge Mautner. É uma clara homenagem ao santo, que é dito na canção como quem ajuda a todos os brasileiros. Um protetor.
"Medalha de São Jorge"
Escrita por Moacyr Luz e Aldir Blanc, a música se popularizou ao ser entoada por Maria Bethânia. Com muita emoção, o santo guerreiro é descrito como símbolo de proteção, força e vitória.
"São Jorge"
Na voz de Alcione, a cantora conta a história de Jorge da Capadócia desde as suas batalhas até se tornar orixá. A marrom canta em primeira pessoa, como forma de relato, que traz ainda mais potência à canção.
"Alma de Guerreiro"
Um Jorge cantando para outro Jorge. Dessa vez, Seu Jorge trouxe a música como bônus do álbum 'Músicas para churrasco Vol. 1'. A composição, inclusive, foi tema da novela 'Salve Jorge', da Rede Globo, exibida em 2012.
"Ogum"
Como o próprio diz, "sincretizado na fé", Zeca Pagodinho canta para Ogum na canção homônima. O pagodeiro cita a batalha do santo contra o dragão e declara sua devoção à Jorge. Mesclando símbolos católicos e do candomblé, o artista cita igrejas e terreiros para exaltar sua fé.
"Minha Fé"
Em outra canção, Zeca Pagodinho se declara novamente para o seu "pai Ogum". Nessa, o artista declara sua fé e proteção nos orixás.