No Dia do Livro, uma obra em que lista como lidar com as emoções do dia-a-dia

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 23/04/2021 às 13:38
X

Neste Dia do Livro pandêmico, a jornalista Lara Ximenes encontrou nas listas o refúgio para as angústias do dia-a-dia. Em seu título de estreia, "Tática operacional para sobreviver ao cotidiano" aborda sobre as emoções durante a pandemia. A obra teve sua venda iniciada nesta segunda-feira (1), pela editora Chuvisco.

LEIA TAMBÉM: Há dez anos, Amy Winehouse se apresentava no Recife; reveja fotos e vídeo

Produzido durante o isolamento social, a obra lançada pela Editora Chuvisco traz o diferencial no seu formato. Aqui, os sentimentos e as angústias são abordados em formato de listas.

O que até então era visto como algo prático e funcional tornou a ter outro significado para Lara. A inquietação, inclusive, surgiu a partir de uma aula da pós graduação, onde discutiu-se sobre esse gênero.

A emoção em listas

"Quis dialogar com as listas nesse sentido mais literário. Escrevi o que estava sentindo e memórias que vinham de repente", detalha Lara Ximenes ao Social1. Assim, o ato de listar desde as pesquisas do Google até como superar um trauma funcionaram como forma de se expressar em tempos inéditos - e difíceis.

Apesar disso, o caráter 'organizacional' das listas não perdeu totalmente seu sentido. Como a própria autora coloca, por que não tentar organizar os próprios sentimentos; em um tempo de múltiplas informações, afazeres e sensações?

"A ideia do livro é brincar com a subversão do gênero, de forma multidisciplinar, abordando a profundidade emocional"; explica a autora pernambucana. E é por isso que é tão fácil se identificar durante a leitura, que reflete angústias vividas no passado ou presente. Assim, "Tática operacional para sobreviver ao cotidiano" funciona como um consolo, um abraço, ou uma nostálgica conversa de bar com um amigo em comum.

LEIA TAMBÉM: Pernambucano com projeto social no Rio de Janeiro vence Prêmio Jabuti de Fomento à Leitura

"Tática operacional para sobreviver ao cotidiano" é o primeiro livro publicado pela Editora Chuvisco; que funciona desde 2017 sob o comando de Gabriela L'Amour e Manuela Sobral. As vendas tiveram início nesta segunda (1) para todo o país. A obra pode ser adquirida neste site no valor de R$ 37.

Tags

Autor