Qual é a diferença entre homossexualidade e homossexualismo?

Imagem do autor
Cadastrado por

ROMERO RAFAEL

Publicado em 14/05/2021 às 17:01
X

A diferença entre homossexualidade e homossexualismo é gritante: homossexualidade existe e homossexualismo, não. O entendimento é simples e tem a ver com língua portuguesa e ciência: o sufixo -dade designa comportamento, enquanto o sufixo -ismo tem a ver com enfermidade. Homossexual é uma pessoa que, afetiva e sexualmente, tem seu desejo direcionado para alguém do mesmo gênero. Neste caso, trata-se de um comportamento de ordem afetivo-sexual. Portanto, homossexualidade.

SAIBA MAIS O que significa cada letra da sigla LGBTQIA+

O termo homossexualismo, porém, já existiu. A ciência, no passado, quando menos evoluída e equipada de conhecimento, considerou a homossexualidade uma doença psíquica, embora, em sociedades antigas, como na Grécia, fosse considerada normal. Em 1973, no entanto, foi retirada do Código Internacional de Doenças (CID) e em 17 de maio de 1990, excluída da lista da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data - 17 de maio - é, ano a ano, lembrada como Dia Internacional contra a Homofobia.

Portanto, usar o termo homossexualismo é inadequado e reflete ignorância do ponto de vista linguístico e científico, além de desrespeito aos homens gays e às mulheres lésbicas, o que se alinha, quando não por ignorância, às práticas homofóbicas.

LEIA TAMBÉM

Campanha em PE incentiva homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais a doarem sangue

Há 10 anos, o STF reconhecia a união homoafetiva. Relembre casais famosos

Tags

Autor