Hipertensa e com apenas um rim, Vanessa da Mata recebe vacina contra covid-19 e defende SUS

Imagem do autor
Cadastrado por

ROMERO RAFAEL

Publicado em 19/05/2021 às 22:01
X

A cantora e compositora Vanessa da Mata, de 45 anos, tomou a primeira dose de vacina contra a covid-19, nesta quarta-feira (19), no Rio de Janeiro. A artista tem apenas um rim e sofre de hipertensão, condições listadas entre as comorbidades que garantem a seus pacientes prioridade no Plano Nacional de Imunização.

"Meu momento chegou!! Acabei de tomar a primeira dose da vacina! Viva o SUS e todos os profissionais da saúde! Viva a ciência! Obrigada a equipe do posto de saúde", escreveu Vanessa da Mata em postagem no Instagram, com uma sequência de registros do momento em que recebeu a vacina.

LEIA TAMBÉM

Preta Gil conta que não tem conseguido trabalhar após a morte de Paulo Gustavo: “Eu sempre converso com ele”

Demi Lovato anunciou que é uma pessoa não-binária: o que isso significa?

"Mesmo com trauma de agulha, mais vale uma agulhada salvadora do que várias numa UTI e um tubo garganta abaixo, fora os riscos mais graves etc. Pense nisso. Vacina é vida. Deus é maravilhoso, e por isso nos deu inteligência para desenvolver o SUS e a CIÊNCIA e toda a nossa evolução e a desse planeta", continuou a artista.

O trauma de agulha tem a ver com as doses injetáveis de Benzetacil que Vanessa da Mata teve de tomar por um longo tempo, quando criança, para tratar febre reumática.

Defesa do SUS

Entre os comentários na postagem que fez no Instagram, um homem escreveu: "Desculpe, mais viva o SUS... então, cancela seu plano de saúde e quando precisar do sistema cair na fila de regulação e esperar meses para fazer um exame ou cirurgia".

Vanessa da Mata respondeu: "Passei mal com uma amidalite nos Estados Unidos, coisa que tenho desde criança. Para eu tomar remédio, eles me fizeram fazer três exames caríssimos. 1.500 dólares por uma amidalite. Você não esta entendendo o que é ficar sem SUS! As pessoas lá nem esperam. Morrem sem esperar. Não existe nenhum exame a fazer se você não tem grana. Você nem entra no hospital. Será que não entendem isso? Veja quanto é cada exame que você vai fazer daqui pra frente no SUS, em uma clínica particular. Você não sabe o que está falando".

Outra pessoa comentou: "Viva o SUS, o ministro Pazuello e o presidente também". Ao que Vanessa da Mata respondeu: "Ele tinha que ter pego uns conselhos com o novo presidente dos EUA. Já que ama os EUA. O pior é que sempre alguns copiam o pior dos EUA, né? Já estaríamos todos trabalhando, mas ser garoto Cloroquina rendeu".

Nos Stories, Vanessa da Mata brincou tomando como referência a fala de Bolsonaro dizendo que a vacina poderia transformar a pessoa em jacaré: "Menina, já sinto o rabinho abanando no final da coluna quando vejo um gatinho. Será a crocodilagem nascendo em mim? Bendita vacina".

Famosos com comorbidades

Quem também tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19, no Rio de Janeiro, foi o ator Marcus Majella, de 42 anos. Ele sofre de hipertensão.

Majella foi se vacinar usando uma camisa com a foto de Paulo Gustavo, que faleceu no dia 4 de maio devido à covid-19 e suas consequências.

Além de Majella e Vanessa da Mata, Taís Araújo também recebeu a primeira dose. A atriz, de 42 anos, sofre com asma grave.

Tags

Autor